SERVIÇO GRATUITO

Aulas de zumba e ritmos são nova aposta para saúde mental em Candiota

Turma começou em fevereiro deste ano e tem Iemanjara Ávila Back como professora

No Centro de Saúde Mental aulas acontecem duas vezes na semana Foto: Divulgação TP

Com aula inaugural em 19 de fevereiro de 2024, o município de Candiota, apresentou à comunidade um diferencial para atender mulheres e homens de todas as idades – aulas de zumza e ritmos. Ofertadas pela Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Saúde, as aulas ocorrem no Centro de Saúde Mental, localizado na sede do município, pela professora Iemanjara Daniela de Ávila Back.

Atualmente, cerca de 40 alunos, entre mulheres e homens participam da atividade, que surgiu, conforme a psicóloga e coordenadora do Centro de Saúde Mental, Carla Aguzzi, junto a outras atividades do Centro de Saúde Mental, de cuidar e prevenir o adoecimento psíquico. “Para tanto pensamos nessas oficinas de expressão, dança, música, artesanato. A dança ajuda no alívio do estresse e da ansiedade, e ao movimentar o corpo, libera endorfina que é um hormônio que traz sensação de bem estar. Junto a outras oficinas proporciona apoio coletivo e interação comunitária”, manifestou.

Ao Tribuna do Pampa, a professora explicou que as aulas, de forma gratuita à comunidade, bastando somente realizar inscrição, ocorrem nas segundas e quartas-feiras, às 17h. Ela falou dos benefícios que as aulas proporcionam para quem participa. “Para a cidade de Candiota que vem crescendo a cada dia, ter aulas gratuitas são muito importantes e também mostra empatia com aquelas pessoas que tem o sonho de dançar ou querem fazer uma atividade física e muitas vezes não tem condições financeiras de pagar. E seus benefícios são vários, ela é muito importante, pois calem da saúde mental, ajuda a melhorar também a física, além de levantar o astral, a auto estima, melhorando o condicionamento cardiovascular, flexibilidade, ativando a memória, é qualidade de vida”.

Iemanjara ainda completa. “Nas aulas as alunas saem da rotina, desestressam, extravasam, esquecem os problemas. É comprovado científicamente que quem dança é mais feliz. Acredito na dança que salva, que une, que agrega e transforma vidas”, finalizou, fazendo agradecimentos a toda equipe da saúde, ao prefeito Luiz Carlos Folador e ao secretário da época, Fabrício Moraes por acreditarem na ideia das aulas.

Aulas de zumba e ritmos também são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da João Emílio, Seival, Oito de Agosto e Vinte de Agosto.

 

SOBRE A ZUMBA E RÍTMOS

Iemanjara lembra que a zumba surgiu na Colômbia, por volta da década de 90, criada pelo professor Beto Perez, que esqueceu as músicas de dança aeróbica em casa e usou as músicas de dança latina, fazendo uma aula improvisada, misturando ritmos latinos com exercícios aeróbicos, virando uma marca em mais de 180 países.

“Conheci a zumba em 2014 através de uma ex aluna de faculdade, que fez o curso e que me convidou pra ir a um evento Master Class que é um grande aulão de zumba e amei. Fui aluna por um tempo e depois fiz o curso de Zumba Basic 1 em Porto Alegre e, recentemente, fiz o curso de Zumba Gold que é a metodologia da zumba mais para iniciantes. Rítmos eu posso usar várias músicas, a zumba já tem que ser músicas oficiais da marca”, explicou a professora.

Iemanjara Daniela de Ávila Back possui formação em Licenciatura em Educação física (2017), Bacharelado em Educação física (2023), Curso de Danças urbanas funk slides systres (2012), Curso de Dança popular Brasileira (2013), Curso de Dança moderna MartaGran (2013), Curso de Zumba Fitness Básic 1 (2015) e Curso de Zumba Gold (2024).

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook