FUTEBOL

Autor da ideia da estrela dourada na bandeira do Grêmio visitou Candiota

Sérgio Ilha Moreira faz parte do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração e é conselheiro vitalício do Grêmio

Sérgio Ilha Moreira, de 81 anos, é conselheiro da CRM e vitalício do Grêmio Foto: J. André TP

Na manhã do dia 21 de março, o TP acompanhou a visita dos membros do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) à Mina de Candiota.

No mesmo veículo que levou a reportagem do jornal estava Sérgio Ilha Moreira, de 81 anos. Em meio a conversa, além de se apresentar como conselheiro da estatal, Sérgio, ainda sem saber que o jornal o acompanhava na viatura, contou histórias de sua vivência no Grêmio Foot-Ball Portoalegrense. “O futebol é minha cachaça e o Grêmio minha paixão”, disse.

Deputado estadual gaúcho entre 1970 e 1986, Sérgio foi importante na política do Estado, porém foi como vice-presidente do Grêmio, logo após o Brasil ter conquistado a Copa de 1970, no México, que ele demarcou para sempre sua trajetória com a vida do futebol estadual e nacional, mas especialmente a do Grêmio.

Foi dele a ideia de homenagear o saudoso lateral-esquerdo gremista e campeão mundial pela seleção, Everaldo Marques da Silva (1944-1974). “Dei a sugestão ao presidente na época, Flávio Obino, que levou ao Conselho Deliberativo, que aprovou”, conta ele com orgulho ao TP após as devidas apresentações entre ele e o diretor e editor do jornal e também gremista, João André Lehr.

Everaldo Marques da Silva foi lateral-esquerdo do Grêmio e da seleção
brasileira, tendo conquistado o tri em 1970 Foto: Divulgação TP

A sugestão dada por ele e que foi aprovada na íntegra em junho de 1970, é que Everaldo fosse transformado em atleta laureado do clube, recebesse duas cadeiras vitalícias no então estádio Olímpico e que na bandeira do clube se colocasse uma estrela dourada pela glória de ter conquistado o tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil.

Bandeira do Grêmio tem uma estrela dourada em homenagem a Everaldo Foto: Divulgação TP

Fanático pelo Grêmio, como não poderia deixar de ser, Sérgio é conselheiro vitalício do clube. Durante um jantar na noite do último domingo (20), na Hospedaria da CRM, em Candiota, ele telefonou ao presidente Romildo Bolzan, o colocando em conversa com o prefeito Luiz Carlos Folador e o ex-prefeito e atual vereador Marcelo Gregório (ambos gremistas).

Sérgio Ilha ainda revelou ao jornal que outra sugestão sua está sendo analisada neste momento pelo Conselho Deliberativo do Grêmio, que é a criação da maior honraria do clube, a Ordem do Mérito Gremista.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook