As obras de construção da Academia de Saúde em Pinheiro Machado estão em ritmo acelerado. Segundo o prefeito Felipe da Feira (PTB), estima-se que em três meses a obra esteja concluída. “No local estão trabalhando dois pedreiros e dois serventes”, diz.
O projeto foi apresentado em 2014 no Legislativo, quando foi aprovado por unanimidade, mas houve atrasos na execução dos trabalhos. A academia está orçada em R$ 80 mil, recurso oriundo do Ministério da Saúde.
De acordo com o Setor de Projetos da prefeitura, a cidade se enquadra na modalidade básica de construção, sendo o recurso dividido em três parcelas. A administração ainda aguarda o último repasse. Em contrapartida, o município é responsável pela mão de obra.
A academia está sendo construída na rua Humaitá e avenida Protásio Alves, tendo um espaço de 98,48 m², onde irá dispor de uma área de vivência (espaço interno para atividades), recepção, depósito e banheiros. O projeto ainda prevê, na área externa, vários equipamentos para a prática de atividades físicas. Entre os aparelhos estão barra para flexão de braços vertical; barra para flexão de braços horizontal; barra fixa para apoio a exercícios; prancha para exercícios abdominais e espaldar.
Após a conclusão da obra, a academia será entregue para Secretaria Municipal de Saúde, onde grupos e comunidades em geral poderão praticar atividades físicas ao ar livre.