A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizará sua assembleia geral nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, no estande do IRGA, localizado na Abertura da Colheita do Arroz, junto à Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão.
Durante a assembleia, os prefeitos dos 23 municípios associados à Azonasul irão eleger o novo presidente e os integrantes da diretoria executiva para mandatos de um ano. Esta prática, estabelecida pelos próprios prefeitos, visa proporcionar a experiência do trabalho em prol da coletividade regional.
O atual presidente, Marco Antonio Barbosa (UB), prefeito de Chuí, coordenará a assembleia, apresentando as contas de sua gestão e o relatório de atividades desenvolvidas. De acordo com o secretário executivo da entidade, Henrique Feijó, seguindo o sistema de rodízio, este ano é previsto que o PSDB assuma a presidência. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, é apontada como favorita após discussões entre os prefeitos do partido.
SOBRE A AZONASUL
Com 59 anos de atuação, a Azonasul conta com 23 prefeituras associadas e se destaca por intensa atividade institucional, política e técnica. Seu objetivo é fortalecer o municipalismo, descentralizando a administração pública em prol dos municípios e suas comunidades. A diretoria, composta por prefeitos de todos os partidos, é eleita anualmente, representando as forças políticas regionais. Além disso, a Azonasul atua no assessoramento às prefeituras, buscando promovê-las como legítimas representantes das demandas sociais e econômicas da região. Durante a assembleia, serão eleitos os integrantes da diretoria executiva, incluindo presidente, vice-presidente, secretário, primeiro e segundo tesoureiros, bem como os titulares e suplentes do Conselho Fiscal.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*