APORTE FINANCEIRO

Bagé, Aceguá e Hulha Negra se unem em prol da Apae

Acordo inédito entre municípios foi apresentado ao Ministério Público

Atualmente, a entidade atende 430 pessoas Foto: Assessoria de Bagé/Especial TP

Na manhã da última quinta-feira (23), uma reunião apre­sentou ao Ministério Públi­co (MP) a proposta de con­vênio entre os municípios de Bagé, Aceguá e Aceguá, com o intuito de aportar recursos de cada cidade para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Com a participa­ção dos representantes dos setores jurídicos de cada município, prefeito em exercício de Bagé, Manoel Machado, prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, e da Hulha Negra, Renato Machado, os termos e ob­jetivos da parceria foram detalhados, obtendo total apoio do MP, representado pelo 1º promotor de Justiça, Marcos Saralegui. Estive­ram presentes também os representantes da Procura­doria Geral de Bagé, res­ponsável pela formatação jurídica do convênio, além da gestora de convênios da Prefeitura, Suzel Medina.

O acordo é histórico e representa a salvação financeira da entidade, que hoje atende 430 assistidos, em uma média de 3,8 mil atendimentos/mês. “É sem sobra de dúvida a garantia da manutenção dos nossos serviços. A Apae está se reerguendo e esse convênio será essencial, pois estáva­mos a ponto de fechar as portas”, comentou o pre­sidente da entidade, Luís César Silva.

O prefeito de Ace­guá lembrou o suporte que a entidade dá à cidade. “A Apae atende a cerca de 13 crianças de Aceguá, por isso é muito importante que a cidade participe dessa união de esforços”, comen­tou.

O presidente da Or­dem dos Advogados do Brasil – Subseção Bagé (OAB), Marcelo Marinho, também presente no encon­tro, ressaltou a importância da entidade acompanhar o processo. “Estamos auxi­liando e acompanhando, já que Bagé é cidade pólo neste atendimento”, re­forçou. Segundo ele, até a segunda quinzena de junho todo o processo deve ser finalizado.

O prefeito em exer­cício, Manoel Machado, explicou que a união de es­forços entre os municípios vai permitir a regularidade da entidade, que poderá receber projetos importan­tes. “Nosso governo tem o maior interesse em ajudar a Apae em resolver seus pro­blemas. Esta é uma solução muito importante para a instituição”, resumiu.

O convênio é inédito e foi proposto pelo prefeito Divaldo Lara, para a ma­nutenção das atividades da Apae. O objetivo, segundo o gestor, é promover a união dos municípios em prol da continuidade do trabalho que beneficia as famílias, em especial crian­ças e jovens que necessitam desse acompanhamento especializado.

O prefeito Divaldo Lara também comentou a proposta. “Com a inicia­tiva de unir os municípios da região em prol desse trabalho, o resultado será a continuidade das ações da Apae em prol dos seus as­sistidos. Os prefeitos da re­gião estão de parabéns por abraçarem essa iniciativa”, destacou. Divaldo ressalta, ainda, que não há registro de uma iniciativa parecida com essa na memória do município.

Comentários do Facebook