ESPECIAL ESPORTE

Bagé, Candiota e Pinheiro Machado já retomaram atividades esportivas

Em Pedras Altas a avaliação é que são necessários ainda cuidados Foto: Arquivo TP

A prática de esportes, segundo especialistas, é um grande aliado a saúde. A pandemia da Covid-19 e as medidas sanitárias impostas para contenção, ou pelo menos, redução da contaminação cancelou por meses a realização de jogos e atividades físicas em academias. Novos decretos, posteriormente, permitiram a reabertura de academias de forma restrita e com medidas rígidas, enquanto campeonatos continuavam cancelados em razão de possíveis aglomerações. Com o passar dos meses, os jogos foram retomados, mas ainda sem a presença de público, porém a região ainda impunha medidas mais severas.

Na região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, as atividades esportivas já foram permitidas em Bagé, Candiota e Pinheiro Machado, enquanto Hulha Negra e Pedras Altas ainda determinam medidas mais severas.

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, até o momento, o Comitê de Operações Emergenciais não liberou a retomada dessas atividades esportivas. De acordo com o fiscal sanitário e integrante do COE, Leandro Bandeira, a pretensão do Comitê é avaliar a situação até outubro. “Dentro da nossa realidade, entendemos que esse tipo de contenção nos ajuda na prevenção da contaminação, que é a melhor arma que temos atualmente contra a Covid-19 juntamente com a vacina, que no município está bastante adiantada, pois já atingimos 65% na primeira dose segundo a vigilância epidemiológica e estamos avançando na segunda dose”, explicou.

Bandeira ainda enfatizou quanto à prevenção. “O máximo de contenção possível é a prevenção. Há poucos meses tivemos um processo de aceleração de transmissão do vírus, pois infelizmente um trabalhador de fora que esteve no município trouxe para várias famílias e até se sentir mal e retornar para o município de origem, houve um aumento de casos”, destacou o fiscal, lembrado que aulas presenciais e rodeios, por exemplo, também não foram liberados na cidade, visto em primeiro lugar se pensar na prevenção e contenção. “Quando ocorre algum evento e a denúncia não chega a tempo são consideradas irregulares, visto não haver permissão no município para realização”.

HULHA NEGRA – No município também não estão liberados eventos ou atividades esportivas coletivas. Segundo repassado ao TP pela secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, o qual a coordenadoria de Esportes integra, até o momento o município tem como base o decreto municipal nº 2.488, de 11 de junho de 2021 que determinou novas medidas para evitar a propagação da Covid-19.

O documento proíbe a realização de evento de entretenimento como festas, shows e rodeios, assim como veda a permanência em praças, parques e vias urbanas que cause aglomeração. O parágrafo único somente autoriza a utilização dos espaços para fins de atividade física individual até as 20h.

Comentários do Facebook