SEMANA DA PÁTRIA

Bagé, Candiota e Pinheiro Machado programaram desfiles e caminhadas para o dia 7

Bandeira do Brasil é o tema nacional da Semana da Pátria Foto: Divulgação TP

A Semana da Pátria é marcada por diversos atos comemorativos à Independência do Brasil, comemorada neste sábado, dia 7 de setembro, feriado nacional. A data é marcada por desfiles ou caminhadas cívicas, onde participam escolas, entidades e associações.

Hulha Negra antecipou o ato alusivo à data e realizou o desfile no último domingo (1º) e Pedras Altas organizou uma caminhada cívica para esta sexta-feira (6). De acordo com a secretária de Educação, Cilene Tardiz, devem participar cinco escolas da rede municipal, desde a Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (Eja), além da escola estadual Leonel Brizola, situada na sede e que atende os alunos do ensino médio, totalizando um percentual de 400 alunos. A caminhada contará também, com a participação da banda do Instituto Educacional São João Batista, de Herval, que conduzirá os alunos com saída da escola até a praça central da cidade. O início será às 13h30 e serão abordados temas como preconceito e bullying, educação e cidadania, cores da bandeira Nacional e resgate da Amazônia.

BAGÉ – Na Rainha da Fronteira, o desfile que acontece como de costume na Avenida Sete de Setembro, pelo segundo ano consecutivo será pela manhã. O Militar inicia às 9h, e na sequência começam as escolas e entidades civis. Ao todo, 90 instituições estão confirmadas, com previsão de que cerca de 7 mil pessoas, fora o Exército, participem da caminhada. Neste ano, o tema municipal é “Bagé em Telas”, com homenagens aos artistas plásticos locais. Em edições anteriores as homenagens foram para escritores, cantores e compositores. Caso houver chuva, o desfile será transferido para o dia 14 de setembro. Além disso, haverá recesso escolar no dia 9, tanto nas escolas municipais de Ensino Fundamental quanto de Educação Infantil.

CANDIOTA – Na Capital Nacional do Carvão, uma Caminhada Cívica ocorrerá no dia 7 de setembro, na rua 24 de Março, com concentração a partir das 9h próximo ao Centro de Conferência da Assistência Social (Cras), com o tema municipal “Candiota Sustentável, conectando atitudes para melhorar o Planeta”.

A caminhada seguirá a seguinte ordem: Banda e Escola Jerônimo Mércio da Silveira; Primeira Infância Melhor (PIM); Centro do Idoso; Projetos do Cras; Centro de Reabilitação e Apoio (CRA); creche Sonho Azul; creche Carvãozinho; Escolinha Algodão Doce; Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gente Feliz; EMEI Gente Inocente; EMEI Pingo de Gente; EMEI Odete Lazzare Corrêa; Escolas rurais Santa Fé; Santa Izabel; 8 de Agosto; 20 de Agosto; Madrugada; Banda da Escola Seival; Neli Betemps com a banda; Dario Lassance; Francisco de Assis Rosa de Oliveira (FARO); Conselho Municipal de Educação (CME); Igreja Católica; Igrejas Evangélicas; Clube de Mães Mãe Cleci; Projeto Karatê para Educar; E.P.V. – Esporte para a Vida.

Em caso de chuva, haverá um ato cívico no ginásio municipal Dario Lassance, às 10h.

PINHEIRO MACHADO – No município, a abertura oficial da Semana da Pátria aconteceu neste domingo (1º). Autoridades, equipes diretivas e alunos estiveram reunidos na praça central Angelino Goulart e acompanharam a condução do fogo simbólico, realizado pelos soldados mirins da Brigada Militar.

Na Terra da Ovelha, o desfile será no dia 7 de setembro, a partir das 14h, na praça Angelino Goulart. Em caso de chuva, será transferido para a próxima semana com data a ser definida. Com o tema municipal “Meio ambiente: direito de ter, dever de cuidar”, o desfile contará com a participação de escolas, Pelotão Mirim, ONGs, associações e projetos. Confira a ordem: Pelotão Mirim, banda da escola Avelino de Assis Brasil, escola Professora Tânia Maria Silveira Cardoso, escola Pinheirinho, Grupo de Caminhada, escola Ana Tereza da Rosa, escola São João Batista, escola Senador José Ermírio de Moraes, escola Manoel Lucas Prisco, CAPS Cacimbinhas, CRAS – Projeto Conviver, Projeto Capoeira na Comunidade – ABRACCES e Escolinha de Futsal Pé na Bola – , escola Avelino de Assis Brasil, escola Dois de Maio, ONG Vida Nova, Escolinha Lika Futsal, Demolay, Associação Pinheirense de Trabalhadores com Recicláveis, Parceria pela Valorização da Educação (PVE) e banda da escola Manoel Lucas Prisco.

Comentários do Facebook