TECNOLOGIA

Bageenses já podem consultar hora, linha e itinerários do transporte coletivo pelo celular

Tudo do transporte público de Bagé em suas mãos

Tudo do transporte público de Bagé em suas mãos Foto: Matheus Medeiros/Especial TP

Os alunos do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), desenvolveram um projeto que visa disponibilizar os dados do transporte público nos principais aplicativos de mobilidade, bem como Google Maps e Here.

O projeto elaborado pelos estudantes Rodrigo Martins e Rafael Alves, foi colocado em prática através do estágio realizado na Gerência de Geomensura e Cartografia da prefeitura local, sob orientação dos professores Sandro Camargo, Milton Heinen e Alexandro Schaffer do Curso de Engenharia da Computação.

Bagé é a segunda cidade do Estado, seguida de Porto Alegre, onde os passageiros do transporte público podem acessar, aplicativos como o Here, para consultar horários, linhas e itinerários do transporte coletivo. O serviço já está disponível através do aplicativo ou pelo site wego.here.com.

O download do aplicativo Here pode ser feito na Google Play ou na Apple Store, permitindo visualizar o mapa da cidade e consultar diferentes tipos de informações.

De acordo com Martins, para utilizar o aplicativo é necessário selecionar a origem e o destino, assim o Here calcula o melhor trajeto, especificando as paradas de ônibus e os horários. “Os dados também foram enviados para o Google Maps e para o aplicativo Moovit, mas ainda não estão disponíveis para uso”, explica.

O PROJETO – O projeto foi desenvolvido com o auxílio dos fiscais da Secretaria de Transportes e Circulação (SMTC), onde foram coletadas 735 paradas de ônibus das 16 linhas urbanas do município. “A utilização deste sistema permite a integração de novas tecnologias no transporte público, como painéis de acompanhamento e rastreadores que possibilitariam acompanhar, em tempo real, o trajeto dos ônibus. Através do sistema implementado, a SMTC têm como acompanhar e futuramente, caso necessário, alterar dados das linhas e itinerários”, informa Alves.

Comentários do Facebook