INTERCÂMBIO

Banda de Hulha Negra marca presença em encontro de bandas em Lavras do Sul

Com início do projeto em 2018 e composta atualmente por 52 integrantes, a banda municipal de Hulha Negra, formada por meio de um projeto do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), tem como regente Luiz Reinaldo Vieira.

Com várias apresentações, um dos destaques recentes do grupo foi na participação do 1º Encontro de Bandas ocorrido no município de Lavras do Sul.

Ao TP, Vieira falou sobre o encontro. “Muito bem organizado, local apropriado para apresentação das bandas. Costumo dizer que nossa banda é mais que 10. Os alunos estão sempre procurando aprender”.

 

SOBRE A BANDA MUNICIPAL

 

Ela surgiu em 2018 com o objetivo de proporcionar as crianças, adolescentes e jovens uma atividade musical com instrumentos percussivos, resgatando a autoestima e melhorando o convívio com a escola, com a sociedade e com a comunidade em que vivem.

Além do professor Luiz Rinaldo Vieira, a  banda tem como responsável a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, que lembra que o objetivo do projeto é “promover através da música, um espaço de educação integral da comunidade em prol do desenvolvimento e sensibilidade e criatividade humano por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão capaz de contribuir ativamente com as mudanças socioculturais e necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna. Ainda, proporciona a juventude o desenvolvimento de suas potencialidades”.

Atualmente a banda conta com 52 integrantes que tocam os seguintes instrumentos: bumbo, caixa e lira (percussão), escaleta (harmônico), bumbos pequenos (destaque) e pratos (fanfarra).

Banda durante apresentação em Lavras do Sul Foto: Divulgação TP

 

FILHOS

 

Ao falar sobre os componentes da banda, o professor começa o relato dizendo que é composta por seus “filhos”. “Chamo de filhos porque somos uma família. Respeito eles e eles me respeitam e assim temos nossas conquistas, é uma entrega total de confiança. O trabalho fui com alegria, pois para participar não é só estar inscrito, o aluno tem que gostar de estar lá e todos eles adoram. Tenho certeza que é por isso que temos grandes conquistas e temos atingido níveis musicais como os atuais”, expôs Vieira.

O professor destaca o companheirismo entre os alunos e o apoio recebido. “Cada um tem seu talento individual, mas o companheirismo e respeito que cada aluno tem por seu colega é importante para que se consiga um trabalho sólido, grandioso e bem feito. Temos conquistado um crescimento pessoal dos alunos, preciso destacar o apoio incondicional de um amigo e fã que é o prefeito Renato Mahado, torcedor da banda e que está sempre presente quando pode. Os alunos se emocionam juntos com o prefeito, são momentos importantes, sem contar com o da Maninha que torna todos os momentos fáceis de trabalhar e atingir os objetivos”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook