Está tudo pronto para a festa que vai marcar o hasteamento da bandeira gigante do Grêmio na Capital Nacional do Carvão. Trata-se de um evento histórico que o Consulado do tricolor gaúcho em Candiota promoverá no próximo domingo, 30, a partir das 15h, no largo do Posto São Simão, ao lado do pórtico da cidade, junto à BR-293. Nesse local, foi instalado um mastro, de mais de 15 metros de altura, onde, a partir da tarde de domingo, será içada o manto da nação tricolor, que tem cinco metros de comprimento e 3,6 metros de altura.
Várias atrações estão programadas para comemorar o feito. O cônsul Renato Vieira (Dente), informa que está confirmada a vinda do ônibus do Grêmio, com as réplicas das taças da Libertadores e do Mundial. Segundo ele, estarão presentes o ex-craque e ídolo gremista Carlos Miguel, o mascote Mosqueteiro oficial, o Gaúcho da Geral, Juliano Franczak, da musa Júlia Lemos e da bela da torcida do time porto-alegrense, Jéssica Ribeiro. Também estão confirmadas as presenças do diretor Departamento Consular do Grêmio, em Porto Alegre, Flávio Becco e representantes dos consulados de Hulha Negra, Pinheiro Machado e Dom Pedrito, além de gremistas da região.
Haverá ainda mateada, com distribuição gratuita de erva-mate e água quente, brinquedos infláveis, exposição de veículos e espaço do torcedor, com revelação de fotos na hora. Os shows ficarão a cargo do grupo Orgulho Gaúcho e da Banda da Zona Sul, de Pinheiro Machado, que reproduz os cânticos que são entoados na arena gremista durante os jogos. Terá também o sorteio de uma rifa em que o prêmio será uma camiseta oficial do Grêmio que foi autografada pelos atuais jogadores do time.
HOMENAGEM – Vieira ressalta que a colocação da bandeira será uma homenagem ao saudoso gremista Hueliton Fagundes Gomes, o Guga, que faleceu em 2014. “Ele foi um dos incentivadores desde o início deste projeto”, lembra o cônsul, mencionando que será a primeira vez que uma bandeira do time tricolor será hasteada na região Sul do Estado. “Foi um sonho que surgiu há quatro anos durante uma excursão, e começou a se fortalecer”, conta. Em nome do Consulado em Candiota, Vieira agradece ao empresário Paulo Duarte, proprietário do Posto São Simão, que cedeu o local para a colocação do manto gremista. O cônsul destaca que, a partir de domingo, quem passar pela BR-293 poderá fotografá-lo e levar uma lembrança de Candiota.
Além do hasteamento da bandeira, será descerrada a placa com os nomes dos torcedores que colaboraram com a realização da festa, orçada em R$ 20 mil.
MUSA DO CONSULADO – O Consulado do Grêmio em Candiota foi fundado em 2009 e, até então, nunca teve sua musa. Neste mês, o posto passou a ser ocupado pela estudante de Administração de Empresas, Paola Coutinho Largue, que foi escolhida pelos membros do Consulado. “Sempre tive o sonho de ser musa do Grêmio”, afirma a jovem, de 19 anos, que reside na Vila Operária. Ela herdou dos familiares maternos a paixão pelo tricolor gaúcho. Paola teve oportunidade conhecer o Estádio Olímpico e agora pretende visitar a Arena, a nova casa do time porto-alegrense.