ELEIÇÕES 2020

Betiollo explica questão de certidão e diz que está encaminhando registro

Betiollo está encaminhando seu registro junto à Justiça Eleitoral Foto: Arquivo TP

Desde a última sexta-feira (18), que nos bastidores se comenta que o ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) – candidato escolhido pela aliança PSDB-PDT, estaria enfrentando um problema para registar sua candidatura, pois não estaria conseguindo retirar automaticamente uma certidão ligada a Lei Complementar 135/2010 – a chamada Lei da Ficha Limpa.

De fato, o jornal, de posse dos dados de Betiollo, tentou tirar a certidão via internet e a mensagem é de que ele precisa fazer um requerimento junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), para tentar obtê-la.

Em contato com Betiollo, ele admitiu o entrave da certidão não sair automaticamente e que já está providenciando o requerimento. Ele assinala que isso de forma alguma representa um impeditivo para que se registre sua candidatura junto à Justiça Eleitoral. O ex-prefeito disse que o fato está ligado a um processo ambiental em sua propriedade rural. “Não há qualquer problema de ordem pública e sim uma questão particular. Não existe a mínima chance de eu não concorrer nestas eleições. Vamos encaminhar nosso registro dentro do prazo e vamos concorrer”, sentencia.

Por outro lado, ainda há indefinição do quadro eleitoral, quando na última quinta-feira (17), o vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) desistiu de concorrer a prefeito, estando a aliança Progressistas, MDB e PSB decidindo quem será o substituto. O candidato do PT, Gilson Rodrigues, e seu vice Amílcar Gomes, já aparecem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aguardando julgamento do registro. Os candidatos possuem até o dia 26 de setembro para encaminharem os respectivos registros.

 

Comentários do Facebook