AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Bionatur realiza entrega de alimentos a entidades de Candiota

Entrega para a Associação de Moradores de Seival (Amors) Foto: Divulgação TP

A semana começou com assistência a entidades em Candiota. Na segunda-feira (18), ocorreu a entrega, por parte da cooperativa Bionatur, de alimentos ao Clube de Mães Mãe Cleci, da sede do município, e para a Associação de Moradores de Seival (Amors).

A entrega foi realizada através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), um programa de incentivo a agricultura familiar e combate à fome do governo federal.

Ao todo, foram 443 kg de melancia, 640 kg de abobrinha, 37 kg de melão, 258 kg de abóbora, 155 kg de moranga, 136 kg de mogango e 61 kg de cabotiá. Na semana anterior, as entidades receberam mil quilos de uva e 250kg de milho verde.

Outras 15 entidades de Pelotas também serão beneficiadas.

Mãe Cleci também foi contemplado com os alimentos Foto: Divulgação TP

Ao TP, Rosauria Grecco, responsável pelo Clube de Mães, disse que além de serem alimentos orgânicos e fresquinhos, produzidos no município, ganha o produtor que vende e ganha quem é beneficiado. “O bom de tudo isso, é a aproximação dos agricultores com as associadas do Clube de Mães. A gente está explicando o projeto e o pessoal está entendendo os anseios e as dificuldades do povo que mora na zona rural, e isso é uma grande oportunidade, afinal tudo é Candiota”, destacou, acrescentando que cerca de 70 integrantes do Clube de Mães estão recebendo os produtos, fato também bastante importante por ser um alimento de qualidade diretamente na mesa da comunidade.

Pela Amors, Moises Rodrigues ressaltou que o programa faz a compra de produtos de muito boa qualidade, mas que muitas vezes não se enquadram no padrão exigido pelas redes de supermercados dificultando sua comercialização e o retorno financeiro ao produtor. Conforme ele, a Associação já recebeu cerca de 4 mil quilos de produtos, que foram distribuídos na comunidade de Seival, preferencialmente  para famílias inscrita no CadÚnico. “Para nós como parte de uma diretoria atuante é muito satisfatório saber que nossa associação esta ativa e apta a participar desse programa com tamanha importância para tantas famílias, tanto as produtoras quanto as consumidoras. Nosso trabalho é fazer esse elo voluntariamente, agradecemos a Bionatur por ter nos procurado”, disse Moises.

Conforme o presidente da Bionatur, Alcemar Inhaia, “o programa é muito importante para a Cooperativa e agricultores, por ser um programa estruturante, por mexer com a parte da produção, comercialização e consumidores, envolvendo todo o processo. Ainda possibilita, em pouco tempo, comercializar os produtos que os agricultores têm disponíveis. Também é importante falar na questão do combate á fome, pois permite ao agricultor produzir e levar um alimento de qualidade até a mesa do consumidor, o que o torna extremamente importante neste sentido”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook