RURAL

BioNatur vai inaugurar escritório na área urbana de Candiota

Escritório estava com data de abertura prevista para o  dia 2, mas os novos protocolos de bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual adiaram a inauguração do espaço Foto: Silvana Antunes TP

Já está aberto ao público mas será inaugurado em breve o escritório urbano da BioNatur na sede de Candiota. O escritório, situado na rua Francisco Assis do Pinho, nº 280 apto 1, tem por objetivo a aproximação da cooperativa com o cliente, por estar localizado em uma área facilitadora de acesso.
Com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, o local conta com Cleo Pens na recepção e secretaria, além de um setor comercial para sanar dúvidas. Ao Tribuna do Pampa, Sara Ferreira Cabreira, responsável pelo setor comercial do escritório da BioNatur junto a Aline Ferreira Santos, explicou que o escritório vai ser um espaço de venda de sementes de hortaliças, forrageiras e grãos. “É um espaço de comercialização de sementes orgânicas que futuramente possa estar sendo referência para todos que gostariam de adquirir uma semente pura sem o uso de nenhum veneno”, explicou.
Além do escritório, contatos podem ser feitos pelo telefone e WhatsApp: (53) 999214299 ou pelo email [email protected]

SOBRE A BIONATUR – A Rede de Sementes Agroecológicas BioNatur é uma cooperativa de agricultores e agricultoras assentados pela Reforma Agrária, produtores de sementes de diversas espécies de hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, em sistemas de produção de base agroecológica.
A opção pela Agroecologia tornou a BioNatur uma experiência pioneira no Brasil e na América Latina. Esta experiência iniciada por 12 famílias assentadas nos municípios de Candiota e Hulha Negra, hoje envolve mais de 180 famílias nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Conforme explicou Sara, o principal objetivo da cooperativa é produzir e comercializar sementes agroecológicas que possam ser cultivadas, multiplicadas, conservadas e melhoradas pelos agricultores que as adquirem, expressando seu potencial produtivo e sua capacidade de adaptação às diferentes regiões do Brasil.
“A BioNatur presta assistência técnica aos produtores através de acompanhamento, verificando o que o produtor precisa de adubo e outras necessidades, áreas de hortaliças, faz o recolhimento das sementes na casa do agricultor, encaminha para a BioNatur para beneficiamento. Tiramos amostra para envio ao laboratório. Se a semente for certificada, compramos dos agricultores, colocamos em câmaras frias e, posterior, fizemos o empacotamento das sementes em diferentes embalagens. A partir daí estão prontas para comercialização em todo o Brasil”, relata Sara.

Aline Ferreira, Sara Cabreira e Cleo Pens são responsáveis pelo escritório. Elas retiraram a máscara somente para a fotografia e mantendo o distanciamento recomendado Foto: Silvana Antunes TP

SEMENTES – Atualmente, 350 agricultores que produzem sementes integram a BioNatur que tem como coordenador geral Alcemar Adílio Inhaia. São comercializadas 32 variedades de sementes pela cooperativa, sendo: Rúcula Cultivada, Rúcula Folha Larga, Salsa Lisa, Tomate Bio Feliciana, Pepino Caipira, Pepino Conserva Wisconsin SMR 18, Pimenta Iracema, Quiabo Santa Cruz, Rabanete Cometa, Repolho Louco de Verão, Melancia Charleston Gray, Melancia Crimson Sweet, Melão Gaúcho, Melão Imperial, Mostarda Crespa, Mostarda Lisa, Coentro Verdão, Couve Chinesa Pe-Tsai, Couve Manteiga, Jilo Jaiba, Alface Quatro Estações, Berinjela Preta Comprida, Couve Brócolis Ramoso Santana, Cenoura Alvorada, Cenoura Brasília, Abóbora Menina Brasileira, Abobrinha de Tronco Caserta, Abobrinha de Tronco Redonda, Abóbora BRS Tortéi, Moranga de Mesa, Moranga Pataca Gigante e Mogango Sul Mineiro.

Comentários do Facebook