SEGURANÇA AÉREA

Caça de objetos estranhos na pista garantem mais segurança no aeroporto de Bagé

Colaboradores do aeroporto realizando a Caça F.O.D Foto: Divulgação TP

A equipe do Aeroporto Internacional de Bagé (BGX), no Rio Grande do Sul, administrado pela CCR Aeroportos, realizou a “Caça F.O.D.” (sigla da expressão em inglês Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos, em tradução livre), que consiste em uma caminhada pela área operacional do aeroporto em busca de qualquer objeto estranho à operação, como itens perdidos por passageiros ou derrubados durante o serviço e trânsito de aeronaves, veículos e equipamentos na área de movimento. Esses objetos podem comprometer o funcionamento do aeroporto e até mesmo causar acidentes.

Foram recolhidos 0,150g de F.O.D, dentre pedras, juntas de dilatação e fios de plástico, possivelmente que se soltaram da máquina costal. “Essa é uma forma de contribuir para a segurança operacional do aeroporto, pois caso algum objeto seja sugado pelo motor de uma aeronave, pode ocasionar danos e prejuízos não apenas materiais como a vidas”, afirma Thais Brambilla Funari, Supervisora de Safety da CCR Aeroportos.

“A busca por objetos estranhos é realizada diariamente pelas equipes de Safety e Operações, porém, uma vez por mês, essa atividade é ampliada para envolver outras equipes do aeroporto e reforçar esse cuidado”, explica Michel Rosa da Silveira, Gerente do Aeroporto Internacional de Bagé.

Pista é varrida pelas equipes em busca de objetos estranhos ou detritos Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook