Um ato de crueldade e maus-tratos contra animais foi registrado na manhã de hoje (12), em Hulha Negra. O Departamento Municipal de Meio Ambiente recebeu a denúncia, sendo que a bióloga Débora Motta e o médico veterinário Douglas Fischer (da Vigilância Sanitária local), compareceram no bairro Floresta para verificar a ocorrência.
Chegando ao local, os profissionais do município constataram que uma cadela foi abandonada com visíveis sinais de maus-tratos. O veterinário ao examinar o animal, confirmou que o mesmo teve todas suas unhas arrancadas. Além disso, a cadela estava desnutrida e muito machucada.
Conforme a bióloga, possivelmente os maus-tratos tenham sido cometidos pelo próprio dono. Ela alerta que a prática é crime, conforme Lei Federal 9.605/98 no art. 32, que versa sobre praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção de três meses a um ano, e multa de R$ 500 a R$ 3 mil por animal. “Pedimos que a população denuncie esta prática, porque somos responsáveis pelos nossos animais”, assinala.