A tradicional Festa Julina de Pedras Altas, a Fejupa, encerrou com resultados positivos neste ano. Além das atrações em shows e apresentações artísticas, que iniciaram na sexta-feira (26), um dos pontos principais foi a abertura pelo primeiro ano do café campeiro – uma mesa de 130 iguarias dispostas em forma de buffet.
De acordo com a técnica social da Emater, Rozana Moraes da Silva, o café surgiu através de uma proposta da Emater ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Pedras Altas. “No ano anterior o café foi realizado apenas para o grupo de idosos. Neste ano, trouxemos essa proposta com o objetivo de divulgar o trabalho que estamos realizando com as comunidades, tais como os cursos de culinária que transformam a matéria prima existente no meio rural em novos produtos, agregando valor e gerando renda para as famílias”, afirma Rozana.
Ainda segundo a técnica, integraram as iguarias do café bolos de milho e laranja, linguiça, salame, queijo de porco, doce de leite, geleias de uva e butiá, manteiga, risoles, coxinha de frango, croquete de carne, pão de queijo e mais os produtos da agroindústria pedrasaltense, Mãe Natureza. “Sugerimos para a Associação Comunitária do Arroio Mau para abraçar essa ideia conosco e eles aceitaram. Todo o valor arrecadado será em benefício da associação, em melhorias na infraestrutura do local”, explica.
RESULTADOS – Para o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, a festa foi um sucesso e o sentimento é de gratidão e agradecimento. “Nosso agradecimento é para a comissão organizadora, os funcionários municipais que trabalharam com afinco nos dias que antecederam a festa com chuva, vento e frio, mas especialmente para o público, que mais uma vez se fez presente para prestigiar a Fejupa”, manifestou Bebeto.
O prefeito também falou sobre a praça de alimentação. “As vendas foram ótimas, os espaços foram todos comercializados, certamente as expectativas foram superadas. Para nós, como Prefeitura, é uma felicidade chegar ao fim de mais um evento com um público expressivo, shows maravilhosos, apresentações artísticas de municípios vizinhos que trouxeram mais brilho a nossa Fejupa é gratificante”, destacou o prefeito, ressaltando o importante apoio da Brigada Militar na segurança do evento.
Questionado sobre a edição 2020 da festa, Perdomo diz que a Fejupa está em crescimento. “Desde que assumimos o governo, recuperamos a festa e desde 2017 ela cresce em termos de estrutura. Certamente melhorias ocorrerão para a 7ª edição”, conclui.