ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Câmara de Bagé forma Comissão em Defesa do Carvão

Omar, Caio e Esquerda fazem parte da Comissão e estiveram acompanhando junto com outros vereadores bageenses, a audiência pública da UTE Nova Seival na quinta -feira passada Foto: J.André TP

Em linha com os demais Legislativos da região, a Câmara de Bagé também formou a sua Comissão Especial do Carvão Mineral. A ferramenta em defesa do carvão é composta pelos vereadores Caio Ferreira (PDT) – presidente, Esquerda Carneiro (PTB) – secretário, José Luís Alves de Oliveira (MDB) – relator, Omar Ghani (Progressistas) e Lélio Lopes, o Lelinho (PT).

Três vereadores integrantes da Comissão – Caio, Esquerda e Omar, acompanhados ainda dos vereadores Ramão Bogado, o Bocão (PTB), Michelon Apoitia (PTB) e Rodrigo Fialho (PTB), compareceram na última quinta-feira (20), na Câmara de Candiota, acompanhando e apoiando a audiência pública da UTE Nova Seival para a obtenção da licença ambiental prévia (LP).

Conforme Caio Ferreira, que há muito milita na causa do carvão, além da licença também é necessário lutar para que sejam realizados leilões específicos, por fonte, ou seja, que o carvão não entre em competição com outras fontes como gás, biomassa, hídrica, eólica e solar. “Assim será viabilizado o setor”, destaca ele.

Para Esquerda Carneiro, o engajamento de Bagé nesta luta é importante porque é desenvolvimento para toda a região e a cidade polo também se beneficia diretamente disso. Ainda, Esquerda defendeu que a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) continue como uma empresa pública. “No mandato anterior tive a oportunidade de trabalhar com o tema, contribuímos muito para que a UTE Pampa Sul se tornasse uma realidade, o que oportunizou a geração de empregos para centenas de bageenses”, lembrou.

Comentários do Facebook