DIA NACIONAL

Câmara de Candiota faz sessão alusiva à Consciência Negra

Meninas do interior da Comunidade Quilombola que desfilaram as roupas do Projeto Kanimambo Foto: Divulgação TP

Na tarde desta quinta-feira (25), foi realizada na Câmara de Candiota, uma Sessão Especial alusivo ao Dia Nacional da Consciência, sendo uma proposição do gabinete da vereadora Hulda Alves (MDB).

O primeiro palestrante da tarde foi o reitor da Unipampa, professor e doutor Roberlaine Ribeiro Jorge, que trouxe muitas reflexões com o tema ‘Vidas negras, é preciso falar sobre isso”. A segunda palestra ficou a cargo do coordenador do projeto Kanimanbo Multicultural, da cidade de Pelotas, o senegalês Bathie Fall, que explanou sobre o projeto, arte e moda, além de apresentar um desfile de roupas africanas do projeto Kanimanbo.
O desfile das roupas contou com a participação das candiotenses do quilombo Candiota e de localidades da zona rural do município, além do vereador Diego Lima.

Vereadora Hulda Alves e os palestrantes, reitor Roberlaine e ativista senagalês Bathie Foto: Divulgação TP

O vice-prefeito Paulinho Brum representou o Executivo na oportunidade. O prefeito Luiz Carlos Folador, que estava na ocasião cumprindo agendas em Brasília, enviou um vídeo, que foi apresentado durante a sessão. Estiveram presentes ainda a vereadora Luana Vais (PT), os vereadores Marcelo Menezes (PSDB) e Dinossane Pech (PTB), os secretários Fabrício Moraes (Saúde), Leonardo Lopes (Cultura) e Josuelem Duarte (Meio Ambiente), o chefe de gabinete, Cláudio Hernandez, e a comunidade em geral. A sessão também foi transmitida e pode ser assistida no Facebook da TV Câmara Candiota.
A vereadora Hulda, usando um vestido africano do Projeto Kanimambo, em sua manifestação registrou a alegria de propor não apenas essa sessão, mas também a próxima sobre o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que será no dia 9 de dezembro, tecendo considerações sobre os 21 dias de ativismo, que iniciou no dia 20 de novembro (Consciência Negra) e se estenderá até o dia 10 de novembro (Direitos Humanos), deixando evidente sua preocupação com as vidas humanas e com a qualidade de vida dessas pessoas.

Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge foi um dos palestrantes Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook