HOMENAGEM

Câmara de Pedras Altas inaugura o Memorial Jacob João Filho

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Presidente do Legislativo manifestou alegria em cumprir um desejo de seu Có

Presidente do Legislativo manifestou alegria em cumprir um desejo de seu Có Foto: Divulgação TP

Uma solenidade na Câ­mara de Vereadores de Pedras Altas no último sábado (28) teve por finali­dade a criação do Memorial Jacob João Filho, que tem por objetivo, resgatar a memória histórico-cultural do Poder Legislativo municipal.

Estiveram presen­tes na solenidade, além do presidente do Legislativo, Mário Teixeira de Mello e vereadores Arildo Madruga Medeiros, Carlos Augusto Acosta Rijo e Davi Morais de Oliveira, o prefeito Be­beto Perdomo e familiares do homenagenado, sendo os filhos Abib Jacob Picinini João, acompanhado da esposa Eliane Pereira João e da filha mais nova Fernanda Pereira João, e Adib Picinini João e Irene Machado João.

O memorial, em formato de estante fechada por vidro, será organizado por meio de gestão através de uma comissão composta por dois vereadores e três servi­dores do Poder Legislativo. Participaram da solenidade os membros da comissão provisória, vereador Carlos Augusto Acosta Rijo e os servidores Alex Sandro Lon­dero Friedrich e Dario Naldo Camargo Palma.

Conforme explicou ao TP o presidente Mário Teixeira de Mello, Jacob João Filho era um morador da localidade de Nascente e frequentador assíduo da Câ­mara, fato que o proporcionou a homenagem, in memorian. “O seu Jacob tinha muito conhecimento sobre o mu­nicípio, era muito estimado por todos. Passava horas nos relatando fatos sobre a histó­ria da cidade e mostrava pre­ocupação com o município, merecia esta homenagem”, explicou Melo.

Durante a solenida­de, Mello agradeceu a presen­ça de todos, em especial os filhos do homenageado, que era carinhosamente conheci­do como “Seu Có”. “Me sinto honrado por ter sido escolhido por ele para guardar os vários documentos antigos ele guar­dava com ele, sendo estes alguns inclusive do começo do século passado, e que considerava algo fundamen­tal este resgate da memória e da história de nosso jovem município, pois povo que não preserva o seu passado, não tem futuro”, afirmou o presidente, concluindo que com a inauguração do Memo­rial, honrava o compromisso assumido com Jacob ainda em vida, pois disse que iria propor um projeto de lei para criar um memorial com o objetivo de não só preservar os documentos entregues por Có, mas também todos os documento históricos de Pedras Altas e dos “municí­pio mães”, Herval e Pinheiro Machado.

Já o prefeito Bebeto Perdomo parabenizou o Poder Legislativo pela iniciativa da criação do memorial e destacou a importância da harmonia que hoje vivem o Poder Executivo e o Poder Legislativo. “Pretendo cola­borar em tudo que for possível para o enriquecimento do acervo de documentos histó­ricos do memorial, remetendo os documentos históricos que chegarem ao Poder Executivo para que sejam arquivados e preservados no Memorial Jacob João Filho”, afirmou.

Representando a co­missão provisória responsável pelo Memorial, o vereador Carlos Augusto Acosta Rijo falou da saudade das conver­sas com o “Seu Có” e também destacou a importância da preservação dos documentos históricos do município.

Por fim, em nome da família, o filho de “Seu Có”, Abib Jacob Piccinini João disse se sentir honrado com a homenagem. “Não só preserva a história de nossa região, como também muito honra o nome da nossa famí­lia por este memorial levar o nome do meu pai. Parabenizo o Poder Legislativo pela ini­ciativa, e me comprometo em um futuro próximo, efetivar a doação de mais alguns docu­mentos antigos e históricos da região que ainda estão em posse da nossa família”, agradeceu.

MEMORIAL São atribui­ções do Memorial, disponi­bilizar a sociedade o acesso a informações e dados sobre o Poder Legislativo;

desenvolver o programa de re­cuperação, tratamento e acessi­bilidade do acervo; organizar, guardar, preservar e restaurar o acervo histórico e institucional do Poder Legislativo Munici­pal, tais como o fotográfico, o filmográfico, o das comissões parlamentares, o gerado pelas audiências públicas e fóruns de discussões, das atas das reuni­ões do Poder Legislativo, toda a legislação municipal, acervo bibliográfico, comendas, hon­rarias, mapas históricos; dispo­nibilizar ao público em geral, estudantes e pesquisadores, as informações organizadas nos diversos conjuntos documen­tais do Memorial do Legisla­tivo. A ampliação do acervo do memorial será por doação, empréstimo, permuta, legado, herança e compra.

Memorial contém livros e documentos históricos

Memorial contém livros e documentos históricos Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook