DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Câmara de Pinheiro Machado vai homenagear 18 mulheres

Proposição da vereadora Laura Ratto (MDB) de Menção de Aplauso foi aprovada por unanimidade

Depois de muitos anos, a Câmara pinheirense voltou a ter representação feminina. A bancada de mulheres é formada por Laura Ratto, Magda Afonso e Elizete Baldez Foto: Divulgação TP

As vereadoras Laura Ratto Finkler (MDB), Elizete Baldez (Progressistas) e Magda Afonso (PDT) representam muito em Pinheiro Machado no próximo dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Há muitos anos que a cidade tinha no seu Legislativo apenas homens, sendo que as mulheres que já passaram por lá ao longo dos mais de 140 anos do município, é possível contar nos dedos das mãos.

Neste sentido, a verea­dora Laura propôs a realização de dois dias de atividades na Casa. A proposta foi aprovada por unani­midade esta semana. As atividades alusivas à luta das mulheres por emancipação e igualdade começa no dia 8, com palestras na Câmara. Depois, no dia 9, logo após a sessão ordinária, será realizada homena­gens a 18 mulheres pinheirenses ­nos mais variados segmentos (ver quadro).

 

LUTA – Na sua proposição, a vere­adora fez um resgate histórico da luta feminista, lembrando o episó­dio que marcou a instituição do Dia Internacional da Mulher, que foi a greve duramente reprimida na fá­brica de tecidos de Nova Iorque, em 1857, quando 130 tecelãs morreram carbonizadas. Também ela lembrou o dia 24 de fevereiro de 1932, data em que as mulheres passaram a votar e ser votadas no Brasil. Ela lembra que a luta precisa continuar. “Em pleno século 21, as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada exces­siva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. O esforço é para diminuir e, quem sabe, um dia terminar com o preconceito e des­valorização da mulher.As mulheres do passado lutaram pelo direito ao voto, pelo direito de serem votadas. Eu acho que o papel dessa geração é ocupar os espaços.Nós mulheres continuamos lutando, conquistando nossos direitos, buscando respeito e igualdade numa sociedade que ainda precisa entender que somos tão capazes quanto qualquer um de desenvolver as mais diversas ati­vidades profissionais”, assinalou.

 

MULHERES HOMENAGEADAS

Produtoras rurais: Maria Terezinha Rezende e Valdirene Duarte

Trabalhadoras informais: Lislene Vaz de Farias e Dinair Irigoen da Costa

Empresárias: Genice da Rosa e Graciele Oli­veira

Ação social: Alexandra Fontes e Dejanira Dias

Reciclagem: Maria de Fátima Mena Fernandes e Natália Baldez

Funcionárias públicas: Carla Trassante e Márcia Helena Rodrigues

Artesanato: Norma Gomes e Isolda Regina Peroba Alves

Mulher trans: Darck Maria César Costa

Esportes: Ingris Mendes e Hélida Oleiro

Destaque menina-mulher: Yasmin Duarte

Comentários do Facebook