
Comandantes de Pinheiro Machado e região Foto: Fotos: J. André TP
Uma das instituições mais respeitadas e orgulho dos gaúchos, completa neste sábado (18), nada menos que 180 anos de existência. Pela data, a Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, prestou homenagem a Brigada Militar. A proposição foi do vereador Cabo Adão (PSDB), que é brigadiano da reserva. “A Brigada Militar nos enche de orgulho”, resumiu o proponente, que também conduziu a cerimônia.
Durante cerca de duas horas, entre homenagens, vídeos institucionais e discurso, a valorosa e briosa Brigada Militar foi homenageada pelos seus quase dois séculos de fundação (ver um pouco da história no quadro).
O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, sediado em Pelotas e que é responsável por 27 municípios da região, entre eles, Pinheiro Machado, prestigiou o evento. Lembrando que a Brigada Militar é uma instituição de Estado e não de governo, o coronel Andrade fez uma intervenção de alerta, mas ao mesmo tempo de otimismo. Para ele, o pior em termos de segurança pública no RS já passou e agora está sendo retomado o aumento de efetivo. “Mas segurança pública não é feita apenas por policiais, mas também por toda a sociedade”, frisou.
Também o comandante fez questão de agradecer com entusiasmo a homenagem recebida. “O reconhecimento é algo nobre nos dias atuais. Nos sentimos honrados com a deferência a nossa instituição. Este gesto nos revigora e renova para seguirmos nosso compromisso de servir o bem comum”, agradeceu.
Com a presença do Pelotão Mirim e dos familiares dos alunos integrantes do projeto que irá formar uma nova turma em Pinheiro Machado neste fim de semana, além de militares da ativa e da reserva, a cerimônia serviu para uma série de homenagens.
Em sua intervenção, o comandante do 5º Pelotão de Pinheiro Machado, 1º sargento André Azambuja Madruga, usou uma frase . “Dê-me um ponto de apoio e levantarei o mundo”, do matemático grego Arquimedes, para definir o momento. Fazendo a analogia, o sargento salientou que as famílias, os alunos, o Legislativo e o Executivo, e a sociedade pinheirense eram os pontos de apoio da Brigada Militar para seguir em frente. “Se não fossem todos esses pontos de apoio, não teríamos como fazer nosso trabalho”, disse.
O prefeito Zé Antônio se deteve em agradecer a Brigada Militar. “Tenho guardado em local de destaque na sala da minha casa um certificado que ganhei anos atrás, de Amigo da Brigada Militar e isso me orgulha muito”, resumiu.
Além dos nove vereadores, participaram da sessão o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas, tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi; a comandante da 5ª Companhia, sediada em Canguçu e a qual o Pelotão de Pinheiro Machado é subordinado, capitã Madalena Denzer Kruger Bosel; a comandante do Pelotão Mirim, Geovana Rodrigues e o vice-prefeito Jackson Cabral.
HOMENAGENS – Durante a sessão solene houve diversas homenagens. Receberam certificados os brigadianos da reserva Edroaldo Silveira Lima, Setembrino Osório Machado e José Valério. Os da ativa, soldados Juliano Reis da Rosa e Rafael Alonso dos Santos, que recentemente receberam Elogio de Praça do Comando em Pinheiro Machado por terem o maior número de prisões e ocorrências atendidas em 2017, receberam também certificado. Da mesma forma, os comandantes presentes e alguns alunos do Pelotão Mirim também receberam homenagens.

Membros do Pelotão Mirim receberam homenagens

Soldados da ativa, Reis e Alonso, foram os que mais atenderam ocorrências e efetuaram prisões em 2017

Brigadiano da reserva Edroaldo Silveira Lima foi homenageado

Setembrino Osório Machado também recebeu homenagem

José Valério foi o terceiro policial da reserva homenageado