OPORTUNIDADE

Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota fará concurso público em janeiro de 2025

Provas estarão disponíveis para todos os cargos efetivos do Legislativo, sendo a maioria como cadastro de reserva

Assessor legislativo Lasie Winkel e presidente Gildo Feijó, anunciaram oficialmente o concurso por meio de uma transmissão ao vivo pela TV Câmara Foto: Reprodução TP

Durante uma transmissão ao vivo realizada pela TV Câmara na quarta-feira (11), o presidente da Câmara de Vereadores e Vereadoras candiotense, Gildo Feijó (MDB) e o assessor legislativo, Lasie Winkel, anunciaram de forma oficial a realização do concurso público que está marcado para acontecer em janeiro de 2025.

De acordo com Lasie, as provas serão aplicadas pela empresa Fundatec de Porto Alegre, e que o edital já deve ser lançado nesta sexta-feira (13), no site da empresa. “Essa empresa vem realizando praticamente todos os concursos no Estado e alguns no país também, e isso nos conforta muito, no sentido de termos obtido êxito na contratação de uma empresa altamente qualificada, preparada e absolutamente idônea e independente que vai realizar”, ressaltou, explicando que a Câmara está cumprindo uma determinação legal de realizar o concurso.

Dando continuidade, Lasie disse que para algumas informações mais aprofundadas é preciso aguardar a publicação do edital. Segundo ele, a previsão para a realização da prova é o dia 26 de janeiro de 2025, sendo que o período de inscrições, a princípio, estará disponível desta sexta-feira até o dia 1º de janeiro. Informações como homologação de inscrições e prazo para pagar os boletos, constarão no edital.

Câmara tem carga-horária de 33 horas semanais Foto: Arquivo TP

VAGAS DISPONÍVEIS

O concurso será realizado para todos os cargos que existem na Câmara, sendo que um deles já deve ser ocupado no mês de abril, quando vence o contrato emergencial com o servidor que hoje ocupa a vaga, sendo que os demais estão sendo abertos com cadastro de reserva, que devem ser preenchidos nos próximos dois a quatro anos, em razão da aposentadoria de praticamente todo o quadro efetivo.

Como cargo de nível superior, pela primeira vez a Câmara terá concurso para Contador, sendo que atualmente a pessoa que ocupa a vaga é uma técnica contábil, o que foi modificado durante o período em que Marcelo Gregório foi o presidente do Legislativo em 2023. A previsão para o preenchimento desta vaga, conforme Lasie, deve acontecer nos próximos dois anos.

Já a nível ensino médio completo, há uma vaga para agente administrativo, sendo que esta deve ser ocupada já em abril próximo, após o resultado final do concurso que tem previsão para o final do mês de março e início do mês de abril. Outra vaga para ensino médio completo é de assessor legislativo, a qual Lasie ocupa. “Eu devo me aposentar em um ano e meio e a outra colega em dois anos”, informou. Também terá vaga para motorista no prazo de três anos, tendo em vista que o atual servidor deve se aposentar por idade.

A Câmara tem carga-horária de 33 horas semanais, oferece plano de saúde pelo IPE, vale-alimentação e vale-transporte. “É extremamente gratificante trabalhar na Câmara, com a legislação e com aspectos que envolvem a nossa comunidade de forma direta. Quem cumprir esses requisitos, realizem o concurso e venham trabalhar na Câmara,  certamente vai oferecer as melhores condições”, finalizou Lasie.

O vereador e presidente Gildo, agradeceu o trabalho dos servidores e destacou que o grupo técnico facilita muito o trabalho do vereador, pois todos são altamente qualificados e dedicados. “Estamos realizando o concurso para cumprir a legislação, que nos é exigido por lei, e ao mesmo tempo, aproveitando para abrir essas outras vagas, já pensando no futuro. Poderíamos fazer o concurso para apenas uma vaga, mas nós estaríamos desperdiçando o dinheiro público. Então optamos por abrir cadastro reserva”, esclareceu.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook