
A expectativa é de que o projeto saia do papel ainda em 2019 Foto: Divulgação TP
Na tarde desta quarta-feira (19), com o intuito de investir em segurança pública, o comandante da Brigada Militar de Pinheiro Machado, 1º sargento André Madruga, e o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, deram um importante passo em busca de mais proteção para a estrutura municipal e para a população. A expectativa é, já no próximo ano, contar com câmeras de videomonitoramento em alguns pontos da cidade.
Na oportunidade, estiveram na Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Pelotas para conhecer o funcionamento e os processos gerenciais da ferramenta. “Com a ideia de implantarmos muito em breve no município de Pinheiro Machado, através da Secretaria de Saúde, fomos ver de perto como é feito todo esse sistema de monitoramento e entender como vai ser possível implantar aqui”, contou Madruga ao TP. Em Pelotas, Aldo Bruno Ferreira, o tenente Bruno, é o titular da pasta e recebeu os pinheirenses.
Além disso, estiveram no 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) para receber orientações sobre o sistema de espelhamento de imagens – de modo a compartilhar com a Brigada Militar. Para Éliton Rodrigues, apesar de ser apenas um primeiro passo, a meta é que o projeto logo seja tirado do papel. “Há um interesse mútuo no que tange a segurança dos pinheirenses. Dentro desse interesse e necessidade, vislumbramos a oportunidade”, pontuou o secretário.
Conforme contou para a reportagem, o sistema de videomonitoramento já foi instalado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) dias depois que o local foi alvo de bandidos. No próximo ano, de acordo com Rodrigues, as Unidades Básicas de Saúde da sede do município também devem receber a ferramenta e a UBS do Passa do Machado – “onde poderá ajudar ainda no combate ao abigeato”, comentou.
De acordo com o prefeito Zé Antônio, a iniciativa vem como um instrumento positivo para toda a população. “Desse modo, temos a possibilidade de aumentar consideravelmente a sensação de segurança, inibir possíveis delitos e ainda ajudar na identificação daqueles que venham a acontecer”, destacou. Segundo ele, a implantação do sistema possibilita que o município esteja apto a receber recursos do Governo do Estado para essa área e até um possível aumento do efetivo da Brigada Militar.
A partir de dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, sabe-se que, até julho de 2018, 113 cidades do Estado estavam com os aparelhos de videomonitoramento em funcionamento – média de um em cada quatro municípios. O sistema de câmeras não é novo, mas atualmente as cidades têm voltado as atenções para esta ferramenta, visto que é, comprovadamente, uma grande aliada no combate à criminalidade.