Comunidade costuma lotar a igreja nas comemorações. Na imagem, bispo Dom Frei Cleonir, durante uma celebração Foto: Divulgação
No município de Hulha Negra, neste mês de março, a comunidade católica estará voltada as comemorações pelo padroeiro da cidade, São José – carpinteiro considerado o pai de Jesus Cristo.
Neste ano, a festa que já é tradicional no município, chega a sua 66ª edição e tem como lema ‘Peregrinos de Esperança com São José!’. Segundo explica o frei Tiago Frey, que é pároco de Huha Negra, o lema é inspirado no ano Santo de 2025, aonde se reflete sobre a temática da esperança como discípulos-missionários de Jesus Cristo.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Festa de São José terá início no dia 19 de março (que costuma ser feriado municipal mas neste ano foi transferido para a sexta-feira, 21), com Caminhada Luminosa, às 19h30. A saída será do posto WS Combustíveis, quando a organização pede que todos os participantes levem uma vela. “A caminhada tem o intuito de refletir sobre a paz e a esperança nos dias atuais”, enfatiza frei Tiago.
Nos dias 20 e 21 de março, haverá missas na igreja matriz São José, às 19h30. A programação ainda incluiu o dia 23 de março (domingo), a tradicional Procissão Motorizada, a partir das 9h, com bênção dos veículos. Às 10h tem Missa Festiva na igreja matriz e ao meio-dia, aquele mais que tradicional almoço no Salão Paroquial, fechando às 16h com um bingo beneficente. “Que São José, padroeiro do município da Hulha Negra, abençoe todas as famílias. E neste Ano Santo de 2025, possamos ser peregrinos da esperança com São José”, enfatiza o pároco.
Ao TP, o bispo da Diocese de Bagé, Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, OFMCap. Falou sobre a 66ª Festa de São José. “Quero deixar minha bênção e mensagem aos paroquianos e devotos de São José, que este momento de festa e confraternização possa aproximar toda comunidade, todas as lideranças; que sobre o cuidado pastoral e espiritual dos freis Tiago e Paulo, possam sentir essa força, essa chama de Deus, essa força interior para continuar essa linda missão, que Deus vos confiou. Que Deus abençoe este momento de Festa, de confraternização, e que todos possam sentir essa grande bênção de Deus, por intermédio de São José. Parabéns a todos, parabéns a toda Comunidade, a todas as lideranças, parabéns a todo povo devoto de São José! Que o Senhor vos abençoe, vos proteja e vos guarde! Meu abraço e minha bênção!”.
A FESTA PARA A COMUNIDADE
A participação da comunidade nas festividades acontece ano após ano. Em 2025. O TP conversou com duas pessoas que há anos participam ativamente das ações da igreja para saber o que a festividade representa.
Sergio Lúcio Coelho, 77 anos, nascido no município, contou ao jornal que acompanha diretamente a festividade do padroeiro há 20 anos. “Estudei em frente a igreja e para mim e minha esposa que me acompanha, é uma alegria imensa trabalhar pela igreja e pela festa. Procuro fazer o melhor pela nossa comunidade”.

Há mais de 40 anos, Amadoura Silveira Idalgo, 89 anos, acompanha a igreja São José. Ela integra o grupo Sagrado Coração de Jesus e disse gostar da procissão e bênção dos carros na festividade. “São José protege a nossa família e a nossa comunidade. Rezo o terço todas as noites, agradecendo e pedindo proteção. A procissão é a parte mais linda da festa, onde os fiéis se reúnem para agradecer”.

JÁ FOI NOTÍCIA NO JORNAL IMPRESSO