PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Caminho da Luz inicia Paralimpíada em Bagé

Evento aconteceu paralelamente à abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Vôlei sentado será uma das modalidades da Paralimpíada Foto: Ben-Hur Mendes/ Especial TP

Na manhã da última segunda-feira (23), aconteceu a abertura da Paralimpíada do Caminho da Luz 2021 em Bagé. A ação marca o início da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência desenvolvida pela instituição. Até o dia 28 vários eventos serão realizados com a finalidade de chamar atenção da população para o papel da pessoa com deficiência na sociedade.

 

A cerimônia de abertura da Paralimpíada, uma novidade na programação deste ano (que volta a ser presencial), foi marcada por momentos de emoção. Integrantes da Banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército executaram o Hino Nacional Brasileiro. Logo após, houve o revezamento, por parte dos assistidos, para o carregamento da tocha olímpica, até o acendimento da pira, localizada no ginásio da instituição. As primeiras provas de natação já começam na tarde desta segunda-feira. As atividades equoesportivas, programadas para o Círculo Militar de Bagé, foram transferidas para sexta-feira, dia 28, por causa da chuva. As competições também preveem judô, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, atletismo e badminton.

Na abertura das atividades, a gerente administrativa do Caminho da Luz, Patrícia Britto, ressaltou que o foco principal da Semana da Pessoa com Deficiência deste ano é a novidade da paralimpíada, onde as crianças terão a oportunidade de vivenciar o mesmo que grandes atletas do mundo inteiro passam a vivenciar a partir desta terça-feira, em Tóquio. “Temos muitos atletas na Instituição, que durante o ano todo são preparados por duas professoras de educação física, em várias modalidades, e agora, com este evento, tantos outros assistidos também terão esta oportunidade”, enfatiza Patrícia.

Também nesta segunda-feira teve início o projeto “Floresça pelo Caminho”. O objetivo é incentivar e orientar as crianças sobre a importância do meio ambiente, do cuidar e preservar, proporcionando melhor auto estima e a integração social. Durante toda a semana os assistidos serão incentivados a levarem mudas de flores até a entidade, onde as mudas serão plantadas em um canteiro visando à formação de um jardim.

“Todos terão uma participação individual em um bem comum. Disponibilizamos um espaço para ser revitalizado, integrando todos os assistidos na mesma ‘missão'”, reforça a gerente. “Tudo foi bem estruturado com base no plano de contingência para evitar a propagação da covid-19. Priorizamos e o indispensável amor, como em tudo que fizemos”, complementa Patrícia.

Nesta terça-feira (24), a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no Caminho da Luz terá o lançamento do Grupo de Apoio Terapêutico aos Pais do Espectro. A formação do grupo partiu dos próprios pais de assistidos. É um grupo terapêutico, com a participação de uma psicóloga, com encontros presenciais contando ao todo com 10 pessoas. O principal objetivo é a troca de experiências entre os participantes. O lançamento acontece a partir das 10h, no salão de atos do Caminho da Luz. Na parte da tarde, a partir das 13h30min, acontecem provas do circuito paralímpico, no ginásio.

 

Comentários do Facebook