MEIO AMBIENTE

Campanha “Adote um canteiro” já embeleza vias públicas de Candiota

Projeto visa incentivar população quanto a importância do paisagismo na cidade

Canteiros próximos ao pórtico de entrada de Candiota foram adotados pelo O Sacolão Foto: Silvana Antunes TP

Nas últimas semanas, quem trafega entra no trevo de acesso a Can­diota, no bairro São Simão, passa pela João Emílio e chega a Sede do Município já per­cebe um visual diferente em canteiros da avenida principal de Candiota, a 24 de Março, e acessos a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC).

Isso porque, cerca de 15 empresas da cidade se engajaram a campanha Adote um canteiro, organizada pela floricultura Jardim Florido. Após adotar o espaço, as em­presas ficam responsáveis pelo plantio e cuidado das flores e arbustos. A ideia, de acordo com um dos proprietários da floricultura, Dioverton Dalla Nora, é embelezar a cidade e torná-la mais alegre, tanto para quem reside em Candio­ta, como para quem trabalha ou chega a cidade a passeio. “Me inspirei em cidades da Serra Gaúcha que já tem essa cultura de deixar os canteiros floridos. Como várias pessoas sugeriam a prática aqui no município resolvi tomar a frente”, expõe o empresário, que fez questão de explicar a reportagem do TP que so­mente iniciou a ação, mas que cada empresário pode plantar o próprio canteiro e compras as mudas onde desejar, sem necessitar nenhum tipo de vínculo com a floricultura.

Empresárias Daiana Rodrigues e Rita de Cássia também aderiram à campanha Foto: Silvana Antunes TP

O TP conversou com a jovem empresária Daiane Rodrigues, da Comercial Ro­drigues, que juntamente com a mãe, Rita de Cássia, adotou dois amplos espaços, um em frente a loja do bairro João Emílio e outro em frente as futuras instalações da filial da empresa, na Sede de Candiota. Conforme a jovem que foi incentivada pela mãe a par­ticipar da campanha, aderir ao projeto é uma forma de deixar a cidade mais bonita. “Nos engajamos nesta ação e contamos com os serviços da floricultura para que possamos fazer nossa parte, deixando a cidade mais atrativa, alegre e servindo de incentivo para outros empresários a cidade”, contou Daiane que logo após, foi cuidar das plantas.

Enquanto registráva­mos o canteiro, a funcionária de Candiota, mas que reside na vizinha cidade de Pinheiro Machado, Maria Inês Valério, elogiou a iniciativa e falou dos benefícios das plantas. “Plantamos a mudinha mas quem faz o resto é a natureza. Quando amanhece o dia e vemos uma beleza dessas da natureza, um jardim de Deus, é um grande presente. Uma planta, uma flor com seu per­fume alegra a vida da gente, deixa as pessoas mais felizes. Adorei a campanha”, conta a candiotense de coração.

JARDIM MAIS BELO O concurso organizado pela floricultura Jardim Florido e o jornal Tribuna do Pampa, com o apoio da Prefeitura Mu­nicipal, o “Jardim mais belo”, encerra as fichas de inscrições para qualquer jardim localiza­do na zona urbana de Candiota podem ser retiradas no TP e na floricultura até esta sexta­-feira (22). As avaliações serão realizadas entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Os moradores participantes podem se inscrever por cate­gorias, sendo jardim, pomar, horta e suculentas & cactos. O divulgação do resultado acon­tece no dia 8 de dezembro, durante a Festa da Padroeira do município.

O concurso tem por objetivos, valorizar o trabalho dos moradores e o cuidado com seus jardins, bem como despertar a consciência eco­lógica e ambiental nos mora­dores, incluindo as crianças, futuro da cidade e multipli­cadores do conhecimento e ações.

Arbustos e flores adequadas as normativas estabelecidas pela Prefeitura de Candiota foram utilizadas Foto: Silvana Antunes TP

PREMIAÇÃO De acordo com a organização, não ha­verá premiação em dinheiro e cada jardim será premiado uma única vez. Será con­cedido um vale compras na floricultura Jardim Florido no valor de R$ 300 ao vencedor em cada categoria. Também será sorteado um vale com­pras da floricultura no valor de R$ 300 a todos os inscritos, independente de categoria.

Questionado quanto a adesão das pessoas, tanto no concurso “Jardim mais belo” como na campanha “Adote um canteiro”, ele disse que estar surpreso com as parti­cipações. “Este é o primeiro ano de uma ideia antiga que estamos colocando em prá­tica. Estou satisfeito e muito alegre com o engajamento das pessoas em prol de um muni­cípio mais bonito”, afirmou.

Comentários do Facebook