PREVENÇÃO

Campanha Outubro Rosa é destaque na Câmara de Candiota

Câmara foi ornamentada com as cores da campanha Foto: Divulgação TP

Uma sessão especial deu início as atividades alusivas ao mês de prevenção do câncer de mama no Legislativo candiotense. Por meio de uma iniciativa da vereadora Hulda Alves (MDB), o mês de outubro será voltado para alertas sobre a doença.

A primeira ação ocorreu na última segunda-feira (4), marcada pela presença dos vereadores e vereadoras vestindo uma camiseta alusiva a campanha Outubro Rosa com o tema “Quem ama, (se) cuida!”, o prédio iluminado na cor rosa e decorações internas também fazendo referência ao tema.
A sessão foi aberta oficialmente pelo presidente Gildo Feijó (MDB), sendo seguida pela apresentação de um vídeo com depoimento de uma moradora de Candiota que enfrentou a doença. Também fizeram parte da mesa de autoridades, o vice-prefeito Paulinho Brum e o secretário de Saúde, Fabrício Moraes (Bibi).

Vereadora Hulda Alves (C) foi a proponente da sessão Foto: Divulgação TP

Ao falar sobre a iniciativa, a vereadora Hulda Alves justificou que a sessão foi proposta em razão da época dedicada a prevenção da doença. Ela também lembrou que as ações estão sendo intensificadas em Candiota. “São ofertadas programações para nenhuma mulher ficar sem fazer o exame de mamografia. Existem sim políticas públicas voltadas ao enfrentamento do câncer de mama. Promover ações é um ato de amor e não poderia deixar de propor esse momento, tanto para mulheres como para a conscientização dos homens”, justificou.

O secretário de Saúde, Fabrício Moraes, lembrou que a equipe da saúde trabalha intensamente com toda a prevenção possível. “Chegamos em outubro sem ter uma lista de espera para exames de mamografia, nossa lista está zerada. E ainda neste mês trabalharemos com mutirões, com o intuito de alertar sobre o tema”, destacou o secretário.

Representando o Executivo, o vice-prefeito saudou os presentes, enviando um abraço especial a todas as mulheres. Ele lembrou que o prefeito Luiz Carlos Folador cumpria agenda em outro local. “O Outubro Rosa pra mim é muito especial. Essa atividade pra mim é de grande valia, me recordo o ano de 2016 que presidia o Rotary de Candiota e meu primeiro envolvimento com uma ação onde de fato foi possível fazermos a diferença. Na ocasião organizamos uma palestra e distribuímos um folder. Esse mês, como o Novembro Azul, são meses especiais. Fica aqui o agradecimento da administração pela iniciativa, precisamos trabalhar com conscientização. Pra mim que tive uma superação familiar, pois minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama e na época acompanhei ela dentro das minhas possibilidades. Ela é uma guerreira, precisou retirar a mama e fazer mamoplastia, o que era importante. Hoje olho pra ela, que está super bem de saúde, só posso pensar que é uma guerreira. Não meçam forças para estar ao lado de quem passa por um momento de uma doença como o câncer”, explanou.

Palestrantes foram homenageadas pelos poderes Legislativo e Executivo Foto: Divulgação TP

O evento contou com palestras de Miriam Cristina Becker, que fez um relato sobre sua vida após ser diagnosticada com câncer de mama aos 48 anos, em abril de 2020, além de destacar pensamentos, medos, angústias, medo da morte e processo da quimioterapia. Também palestrou a nutróloga Karen Munhoz Obino, com o tema “Alimentação como fator de prevenção ao câncer de mama”, incluindo questões relacionadas ao tabagismo, gordura localizada e importância da atividade física.

Por fim, Hulda falou sobre a sessão e o depoimento emocionante da nutricionista do município Miriam Becker, que foi diagnosticada com câncer de mama. Hulda destacou que as camisetas usadas pelos funcionários e vereadores da Câmara, foram pagas individualmente. Por fim, ela ressaltou que em todas as sessões do mês de outubro haverá o depoimento de uma mulher que já tenha enfrentado o câncer de mama.

PRONUNCIAMENTOS – Os vereadores e vereadoras cadiotenses falaram sobre o tema em seus pronunciamentos. A vereadora Luana vais (PT), parabenizou a vereadora Hulda Aves (MDB), pela sessão especial alusiva ao Outubro Rosa.

O vereador Diego Lima (MDB) também fez referência a sessão especial sobre o Outubro Rosa, destacando que foi emocionante e frisou a importância da prevenção entre homens e mulheres.

O vereador Gildo Feijó (MDB), parabenizou a vereadora Hulda Alves pela iniciativa da sessão especial, e disse que a Câmara está se superando em relação aos assuntos trabalhados.

O vereador Guilherme Barão (PDT), falou sobre as camisetas do Outubro Rosa feitas pela vereadora Hulda, e disse que é um gesto simples mas válido, pois todos precisam cuidar de si.

O vereador Ataídes da Silva (PT), também parabenizou a vereadora Hulda pela sessão especial, e disse para as mulheres que acompanharam a palestra não perderem tempo, pois esse tema deve ser conversado e divulgado.

Comentários do Facebook