
Chapa 2 foi a vencedora: diretor eleito Pedro Dorneles e os coordenadores Isaphi e Anderson Foto: Divulgação TP
Nos dias 11 e 12 de setembro, a comunidade acadêmica do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se manifestou democraticamente em eleição para definir a equipe diretiva responsável por conduzir o Campus pelos próximos quatro anos. Com 52,83% dos votos válidos, isto é, 495 votos de docentes, técnicos e alunos, resultou eleita a Chapa 2 – Novos Rumos, tendo o professor Pedro Fernando Teixeira Dorneles como diretor eleito; a professora Isaphi Marlene Jardim Alvarez como coordenadora Acadêmica eleita e o técnico Anderson Silva de Araújo como coordenador Administrativo eleito.
Para o professor Pedro, esta eleição é muito significativa, porque acompanha os ares de mudança e esperança. “A votação expressiva na categoria de alunos consolidou o nosso entendimento de que a gestão do Campus Bagé precisa ser mais próxima das pessoas, estar atenta às suas necessidades e principalmente ser mais proativa para buscar soluções que atendam esses anseios”, destacou o diretor eleito. Ainda segundo ele, essa proximidade também diz respeito à comunidade do município de Bagé como um todo.
Para a professora Isaphi, futura coordenadora acadêmica, um dos principais desafios será o combate à evasão e a captação de alunos. “A comunidade de Bagé precisa conhecer o trabalho da Unipampa e saber que aqui tem educação pública, gratuita e de qualidade, para assim fortalecermos nossos cursos”, ressaltou. Já para o técnico Anderson, futuro coordenador administrativo, o crescimento do Campus Bagé passa também por melhorar a gestão. “É fundamental que saibamos onde queremos chegar nos próximos anos, por isso uma das primeiras ações será iniciar o planejamento estratégico”, enfatizou.
Nesta quinta-feira, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa homologou o resultado final da eleição. Assim, a equipe diretiva eleita para conduzir o Campus Bagé assume suas funções no dia 1º de fevereiro de 2025. “Mesmo assim, já começamos a trabalhar. Nesta semana, por exemplo, estivemos reunidos com as empresas de transporte público para discutir as demandas da nossa comunidade acadêmica, principalmente das nossas alunas e alunos, que precisam de ampliação de serviços e horários compatíveis com o início e término das aulas”, destacou o diretor eleito Pedro Dorneles.
PERFIL DO ELEITOS
Pedro Fernando Teixeira Dorneles, eleito diretor do Campus Bagé, é licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mestrado e doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nestes 15 anos como docente da Unipampa, Pedro já foi coordenador do curso de Licenciatura em Física, entre 2014 e 2016, foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação, em 2023, e Chefe de Gabinete da Reitoria, em 2024. Também é docente da pós-graduação, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordena o projeto de Feiras de Ciência do Campus Bagé.
Isaphi Marlene Jardim Alvarez, eleita coordenadora Acadêmica, é licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Letras pela mesma instituição e doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Isaphi está na Unipampa desde 2011 e tem ampla experiência na gestão universitária, tendo desempenhado funções como chefia de diversos setores da Reitoria, entre 2013 e 2024, principalmente na Pró-Reitoria de Graduação. Também atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais, entre 2017 e 2018.
Anderson Silva de Araújo, eleito coordenador Administrativo, é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Rio Grande e Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal do Pampa desde 2014. Nestes mais de 10 anos como servidor do Campus Bagé, desempenhou funções em diferentes setores administrativos, como o Setor de Patrimônio e o Setor de Almoxarifado. Hoje, continua sendo responsável pelo Setor de Frota e Logística do Campus. Em 2023, atuou brevemente como Coordenador Administrativo Substituto.