CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Candiota agora conta com todos os serviços para carteira de habilitação

Em breve também Hulha Negra terá Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS), feito pelo CFC Cebal de Bagé

Ivonei Farezin é o diretor-geral do CFC bageense Foto: J.André TP

Até dezembro de 2022,o chamado Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS), realizado pelos centros de formação de condutores (CFCs) era muito limitado, além de serem esporádicos e dependerem de demanda.

Com a expedição pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) da Portaria no 566, de dezembro de 2022, essa situação se modificou para melhor e foi essa mudança que proporcionou que o CFC Cebal (Centro Educacional Bagé Ltda), organizasse e colocasse em funcionamento desde a última segunda-feira (6), um Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS) em Candiota. Também, a mesma prestação de serviço vai acontecer em breve em Hulha Negra.

O diretor-geral do CFC Cebal, Ivonei Farezin, esteve nesta quinta-feira (9), na redação do TP para explicar a boa novidade. Como dito, antes da nova portaria, a determinação do Detran-RS reduzia as atividades que poderiam ser prestadas em cidades onde não tivessem um CFC, ou seja, fora da sede. Por exemplo, apenas 20% das aulas práticas e teóricas podiam ser feitas fora de Bagé ou Pinheiro Machado – locais na região que possuem CFC. Agora, conforme Ivonei, todos os serviços ligados a carteira de habilitação poderão ser prestados nos municípios que não possuem um Centro de Formação.

A nova portaria também regulamentou as áreas de atuação de cada CFC. No caso de Candiota e Hulha Negra, somente os centros que estão na região do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede-Campanha), que é formado por Bagé, Dom Pedrito, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Lavras e Caçapava, é que podem atuar.

Neste sentido, conforme ressalta Ivonei, que foi inaugurado esta semana, o prédio onde vai funcionar o atendimento em Candiota (veja os serviços prestados no quadro). “O objetivo é possibilitar atendimento à comunidade a tudo que se relaciona com carteira de habilitação”, assinala o diretor.

Serviço está instalado no antigo prédio do Corpo de Bombeiros Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

TEMPO – A nova atividade, além de praticar os mesmos valores de qualquer CFC no Estado (pois os preços são tabelados pelo Detran-RS), também e fundamentalmente, vai proporcionar agilidade e economia de tempo e dinheiro de deslocamento para os candiotenses, que não vão mais precisar sair da cidade para encaminhar suas habilitações.

ATENDIMENTO – O atendimento em Candiota acontece na avenida Luiz Chrivino, 351, no antigo prédio do Corpo de Bombeiros, na sede do município. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 16h, devendo em breve ser ampliado estes horários. O contato pode ser feito pelo fone/WhatsApp (53)99977-7288.

HULHA NEGRA – Segundo explica Ivonei, o pedido ao Detran-RS para abrir em Hulha Negra aconteceu juntamente com Candiota, porém o prédio fica localizado na esquina da rua Josemar Games com avenida Getúlio Vargas e isso demandou a abertura de uma porta a mais requerida pela vistoria do Detran-RS. O processo atrasou um pouquinho, sendo que a nova configuração já está aprovada pelo Departamento. “Do ponto de vista de mercado, talvez não haveria necessidade de abrir o serviço em Hulha Negra, mas temos como filosofia a questão social e o respeito às comunidades onde atuamos e por isso decidimos ter um Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS) também em Hulha, que logo vamos inaugurar também”, atesta Ivonei.

SERVIÇOS PRESTADOS EM CANDIOTA
(em breve em Hulha Negra)

* Primeira habilitação
* Renovação de exames da CNH
* Adição de categoria
* Mudança de categoria para caminhão, ônibus e carreta.
* Segunda via da CNH
* CNH defi nitiva
* Alteração de dados
* Permissão Internacional para Dirigir (PID)
* Transferência de prontuário
* Desbloqueio e reabilitação (para quem está com o direito de dirigir suspenso ou cassado)
* Cursos de formação e atualização de cursos especializados para condutores de: Produtos Perigosos; Transporte coletivos de Passageiros; Transporte de escolares; Veículos de emergência; Cargas indivisíveis.

Local oferece todos os serviços de um CFC Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook