Até dezembro de 2022,o chamado Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS), realizado pelos centros de formação de condutores (CFCs) era muito limitado, além de serem esporádicos e dependerem de demanda.
Com a expedição pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) da Portaria no 566, de dezembro de 2022, essa situação se modificou para melhor e foi essa mudança que proporcionou que o CFC Cebal (Centro Educacional Bagé Ltda), organizasse e colocasse em funcionamento desde a última segunda-feira (6), um Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS) em Candiota. Também, a mesma prestação de serviço vai acontecer em breve em Hulha Negra.
O diretor-geral do CFC Cebal, Ivonei Farezin, esteve nesta quinta-feira (9), na redação do TP para explicar a boa novidade. Como dito, antes da nova portaria, a determinação do Detran-RS reduzia as atividades que poderiam ser prestadas em cidades onde não tivessem um CFC, ou seja, fora da sede. Por exemplo, apenas 20% das aulas práticas e teóricas podiam ser feitas fora de Bagé ou Pinheiro Machado – locais na região que possuem CFC. Agora, conforme Ivonei, todos os serviços ligados a carteira de habilitação poderão ser prestados nos municípios que não possuem um Centro de Formação.
A nova portaria também regulamentou as áreas de atuação de cada CFC. No caso de Candiota e Hulha Negra, somente os centros que estão na região do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede-Campanha), que é formado por Bagé, Dom Pedrito, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Lavras e Caçapava, é que podem atuar.
Neste sentido, conforme ressalta Ivonei, que foi inaugurado esta semana, o prédio onde vai funcionar o atendimento em Candiota (veja os serviços prestados no quadro). “O objetivo é possibilitar atendimento à comunidade a tudo que se relaciona com carteira de habilitação”, assinala o diretor.
TEMPO – A nova atividade, além de praticar os mesmos valores de qualquer CFC no Estado (pois os preços são tabelados pelo Detran-RS), também e fundamentalmente, vai proporcionar agilidade e economia de tempo e dinheiro de deslocamento para os candiotenses, que não vão mais precisar sair da cidade para encaminhar suas habilitações.
ATENDIMENTO – O atendimento em Candiota acontece na avenida Luiz Chrivino, 351, no antigo prédio do Corpo de Bombeiros, na sede do município. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 16h, devendo em breve ser ampliado estes horários. O contato pode ser feito pelo fone/WhatsApp (53)99977-7288.
HULHA NEGRA – Segundo explica Ivonei, o pedido ao Detran-RS para abrir em Hulha Negra aconteceu juntamente com Candiota, porém o prédio fica localizado na esquina da rua Josemar Games com avenida Getúlio Vargas e isso demandou a abertura de uma porta a mais requerida pela vistoria do Detran-RS. O processo atrasou um pouquinho, sendo que a nova configuração já está aprovada pelo Departamento. “Do ponto de vista de mercado, talvez não haveria necessidade de abrir o serviço em Hulha Negra, mas temos como filosofia a questão social e o respeito às comunidades onde atuamos e por isso decidimos ter um Atendimento Especial Fora de Sede (AEFS) também em Hulha, que logo vamos inaugurar também”, atesta Ivonei.
SERVIÇOS PRESTADOS EM CANDIOTA
(em breve em Hulha Negra)
* Primeira habilitação
* Renovação de exames da CNH
* Adição de categoria
* Mudança de categoria para caminhão, ônibus e carreta.
* Segunda via da CNH
* CNH defi nitiva
* Alteração de dados
* Permissão Internacional para Dirigir (PID)
* Transferência de prontuário
* Desbloqueio e reabilitação (para quem está com o direito de dirigir suspenso ou cassado)
* Cursos de formação e atualização de cursos especializados para condutores de: Produtos Perigosos; Transporte coletivos de Passageiros; Transporte de escolares; Veículos de emergência; Cargas indivisíveis.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*