Na última quarta-feira (26), a saúde do município foi contemplada com a assinatura dos contratos de dois processos licitatórios vencidos pela clínica do médico Richarles Borba. Um deles se refere a contratação de um médico ecografista e o outro de um clínico geral para cuidar da Atenção Básica na zona rural do município.
A partir de agora, os candiotenses voltam a contar com o serviço do exame de imagem. Já estão sendo disponibilizadas 160 ecografias por mês, ou seja, 40 por semana, através da utilização do ecógrafo doado pela UTE Pampa Sul ao município. O último ecografista teve o contrato encerrado em março, o que fez com que a Secretaria de Saúde precisasse buscar o exame fora do município.
As ecografias poderão ser feitas às quartas e quintas-feiras, às 12h, no Posto de Saúde da João Emílio. Serão disponibilizados 20 exames por dia.
Segundo o secretário de Saúde e vice-prefeito Gil Deison Pereira, a expectativa é conseguir atender logo toda a demanda desse tipo de exame, zerando a fila de espera. “É uma necessidade cada vez mais crescente na nossa população e com esse contrato achamos uma forma de chegar a um número muito expressivo de ecografias e o município passa a ser uma referência desse tipo de atendimento na região”, conta Gil Deison.
Além disso, o médico Richarles Borba passa, a partir do mês de outubro, a atender como clínico geral na zona rural. Serão disponibilizadas 144 consultas por mês para os assentamentos Santa Lúcia (12 consultas às segundas-feiras à tarde), Oito de Agosto (12 consultas às quartas pela manhã) e Vinte de Agosto (às quintas pela manhã).