BANDEIRA LARANJA

Candiota completa sete dias sem novos casos de Covid-19

Os profissionais da Saúde de Candiota estão atentos ao cenário atual Foto: Arquivo TP

Depois de um cenário preocupante, a Capital Nacional do Carvão completou sete dias seguidos sem nenhuma nova infecção causada pela Covid-19 e também, nesta quinta-feira (20), zerou o número de casos ativos da doença. No modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, Candiota está classificada na bandeira laranja (risco médio de contaminação pelo novo coronavírus).

O prefeito Adriano dos Santos (PT), em conversa com o TP, comemorou o arrefecimento da pandemia no município. Na oportunidade, ele lembrou que a cidade passou por um momento bem complicado de alta e infecção comunitária, inclusive, infelizmente, tendo registrado um óbito no período. Contudo, há quase uma semana os números vêm em franca queda. “A nossa equipe do Comitê de Operações de Emergência (COE) da Covid-19 vem trabalhando incansavelmente para testar e isolar os casos confirmados e suspeitos e isso já tem dado resultados”, enfatiza.

O gestor também enumera a conscientização da comunidade e as ações de blitz nos ônibus das empresas, além do trabalho do COE junto às indústrias – que era uma das principais linhas de contágio – como medidas que ajudaram a se ter os atuais números. “Temos que comemorar, mas ao mesmo tempo precisamos manter a vigilância e as medidas de higiene e isolamento social para que não surjam novos infectados”, alerta Adriano. Até a última atualização do boletim epidemiológico, o município ainda contava com 30 pessoas consideradas suspeitas e que aguardavam o resultado de exames laboratoriais.

 

ESPORTE E LAZER –  O governo do Estado permitiu competições esportivas e treinos de atletas profissionais e amadores nos municípios localizados em regiões com bandeira amarela (risco baixo de contaminação) ou laranja (risco médio), conforme classificação do modelo de Distanciamento Controlado. O Decreto nº 55.444, publicado no Diário Oficial no início desta semana, estabelece que para a realização das atividades é preciso observar restrições descritas em decretos estaduais relativos à pandemia, bem como a Nota Informativa nº 18 da Secretaria da Saúde (SES).

Com a mudança, para as competições esportivas nessas regiões (que inclui Bagé, Hulha Negra e Candiota, por exemplo), é permitida a presença de 50% de trabalhadores, sem participação de público, desde que haja autorização do município onde o evento ocorre.Nos clubes sociais e esportivos situados em regiões de bandeira laranja, estão permitidos treinos coletivos de atletas profissionais (exclusivamente) e a presença de 25% dos trabalhadores, sempre sem público. O atendimento individualizado de atletas amadores fica restrito ao espaço mínimo de 16 metros quadrados por pessoa.

A Nota Informativa da SES lista 42 recomendações que devem constar nos protocolos das competições esportivas. Os organizadores deverão entregar os planos de contingência para prevenção e controle da pandemia às Secretarias de Saúde dos municípios onde ocorrerão as competições e treinamentos. As prefeituras analisarão os documentos e solicitarão, se necessário, adequação com mais exigências técnicas.

Comentários do Facebook