EM ALERTA

Candiota confirma primeiro caso positivo de dengue

Trata-se de um homem com 39 anos

Fumacê foi utilizado na sexta-feira (23), na sede do município Foto: Divulgação TP

Nesta segunda-feira (26), o município de Candiota confirmou o primeiro caso positivo de dengue. Trata-se de um homem com 39 anos, que foi infectado ao viajar para uma cidade contaminada, ou seja, o caso é importado.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, a equipe já está trabalhando no combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença) que possui foco confirmado na cidade.  Além disso, a Vigilância Sanitária, com orientação de uma equipe de Bagé, trabalhou com o uso do Fumacê – produto utilizado para reduzir a proliferação do mosquito – na sexta-feira (23), na área em que havia suspeita de pessoas contaminadas. “A Secretaria está voltada neste momento para tratar sobre a dengue, para não deixar que esta infestação (nome usado quando existe foco do mosquito na cidade) termine em uma contaminação geral das pessoas”, informou Fabrício.

Ao finalizar, o secretário destacou que uma equipe epidemiológica já foi criada e que os agentes, tanto de Endemias quanto de Saúde, estão nas ruas trabalhando com a orientação da população e em alerta para novos focos do mosquito. “Já temos material informativo para orientar a comunidade, e também estamos trabalhando com os meios de comunicação, tanto nas nossas redes sociais como também nos jornais, rádios e utilizando moto som”, reforçou, dizendo que no momento o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), não possui mais testes de Candiota em análise.

 

Comentários do Facebook