UTE PAMPA SUL

Candiota e Hulha Negra serão contempladas com novas atividades de educação ambiental

As escolas serão contempladas com mais uma etapa da campanha

As escolas serão contempladas com mais uma etapa da campanha Foto: Simôni Costa/Especial TP

As ações do Programa de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido com as comunidades candiotense e hulhanegrense, pertencentes à área de influência direta da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), terão continuidade a partir desta quarta-feira, 9. As atividades vão encerrar no dia 26 de novembro e ocorrer durante a realização da quarta campanha de educação ambiental nas comunidades, da terceira campanha nas instituições de ensino e da primeira campanha do Programa de Educação Ambiental da linha de transmissão e da correia transportadora de carvão nas propriedades rurais situadas na área de influência do empreendimento.

De 9 a 11 de novembro, serão desenvolvidas ações na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, em Hulha Negra, referentes ao projeto “Viva a biodiversidade viva”. As demais atividades poderão ser conferidas no site do Jornal Tribuna do Pampa – www.tribunadopampa.com.br.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, destaca que entre as novidades dessas campanhas está a “Feira de Trocas”. A atividade integra o projeto “Meu Pampa Limpo” que trata sobre a questão dos resíduos durante todo ano e será desenvolvida com as comunidades de Hulha Negra e de Candiota (sede do município, bairro João Emílio e as vilas Operária e Residencial). “O objetivo é promover um espaço de interação em que as pessoas possam trocar produtos que não usam mais, mas que podem ser úteis para outras pessoas. Será uma atividade divertida, que não envolve dinheiro e diminui a geração de lixo. Produtos como roupas, calçados, acessórios, utensílios, eletrônicos, brinquedos, decoração, CDs, livros, plantas, alimentos, artesanatos e serviços poderão ser trocados entre os participantes”, explica Stamm.

As atividades atenderão as demandas das comunidades, como, por exemplo, uma oficina de sabão e um mutirão de limpeza que serão realizados na localidade de Seival, em Candiota. O mutirão de limpeza integra o projeto “Cuidar”. Todas as atividades são gratuitas e abertas às comunidades.

A UTE Pampa Sul, da Engie Brasil Energia, está sendo instalada em Seival e deverá entrar em operação comercial a partir de janeiro de 2019. A termelétrica terá capacidade instalada de 340 megawatts e investimento total de R$ 1,8 bilhão.

Comentários do Facebook