
Clarque Rostan é o atual presidente da Acisa e da CDL de Candiota Foto: J. André TP
Qualificar candiotenses e oferecer serviços que até então só poderiam ser encontrados nos municípios vizinhos. É com essa visão que atua o jovem empreendedor, Clarque Rostan. Proprietário de uma loja de informática, ele atualmente também preside duas importantes instituições voltadas ao desenvolvimento local: a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócio (Acisa) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Desde pequeno morando em Candiota, o jovem de 34 anos acompanhou todo o processo de emancipação do município. Para ele, sem dúvidas esse foi um importante passo em nome do progresso. “Estudei na escola Dario Lassance, Jerônimo Mércio da Silveira e fiz uma formação técnica em Informática. Atualmente sou acadêmico do curso de Filosofia (licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no polo de Hulha Negra. Acredito que a qualificação é primordial para que as coisas evoluam”, disse.
Por falar em qualificação, Clarque conta com o maior orgulho sobre as aulas ministradas em sua empresa – até 2005 Comander.com e a partir de 2008 a Mástter Informática, franqueada à Micro Vip, de Avaré, município do interior do Estado de São Paulo. Além de treinamento profissional, a loja é especializada em equipamentos de informática e de celular, manutenção de computadores e impressoras. “Nesse tempo como instrutor de informática já qualifiquei mais de mil pessoas dentro da cidade de Candiota. Parece pouco, mas a gente sempre trabalhou com no máximo seis computadores e já são mais de mil pessoas formadas e inseridas no mercado de trabalho. Fico muito feliz em saber que tenho ex-alunos engenheiros de computação, engenheiros civis, médicos, enfermeiros e várias outros profissionais que eu consegui deixar a minha contribuição. Também fico satisfeito em saber que muitos deles se formaram fora da cidade de Candiota, mas retornaram para atuar aqui”, contou.
Além disso, como empreendedor e representante da categoria, Clarque entende que todos têm o seu espaço e que é necessário investimento em prestação de serviços e qualidade de atendimento para garantir que os candiotenses invistam no comércio local. “Entendo que o grupo formado com a Acisa, CDL e demais empresários vão poder alavancar as vendas. Precisamos fomentar as parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras importantes instituições para que tenhamos preços competitivos em relação às cidades da região. Juntos podemos transformar a cidade de Candiota em uma importante referência no comércio”, prospecta.
Como presidente das associações e projetando que o desenvolvimento local está constantemente relacionado à questão comercial, Clarque pensa em uma sede própria para reunir os associados e receber visitantes. “O grande desafio da nova diretoria é fazer com que o comércio local cresça cada vez mais. Precisamos fazer com o que a população daqui e o pessoal que trabalha dentro da cidade de Candiota compre dentro da cidade de Candiota. Entendo que só a qualificação e a união do próprio comércio irão fazer com que ele cresça como um todo”, disse.
Clarque tinha apenas seis anos de idade quando Candiota foi emancipada, mas parece que desde aquela época já estava atento ao tanto de avanços que essa independência poderia trazer – para o município e para quem opta por garantir seu sustento empreendendo. “Eu sou só um pouquinho mais velho que Candiota, lembro do primeiro aniversário da cidade e acompanhei todo esse desenvolvimento. Desde novo tento trazer o que a cidade ainda não oferece e me considero sim uma das pessoas que ajudou a cidade a crescer e se desenvolver em relação à tecnologia e à qualificação. Diversos empreendedores também fazem isso e todos crescemos juntos com Candiota todos os dias”, finalizou.