LUTO

Candiota e Pinheiro Machado se despedem de dona Suely Alves

Ela foi fundadora da igreja Assembleia de Deus em Candiota e do Clube de Mães Mãe Cleci, além de ter aberto o primeiro comércio individual candiotense

Dona Suely faleceu aos 82 anos Foto: Arquivo familiar/Especial TP

Faleceu no início da manhã deste sábado (27), por volta das 5h30, em Pinheiro Machado, uma das fundadoras da igreja Assembleia de Deus em Candiota, dona Suely da Silva Alves, aos 82 anos. Ele vinha sofrendo complicações em decorrência do diabetes.

Esposa do pastor Noé de Abreu Alves, dona Suely chegou em Candiota no longínquo ano de 1962. Ela veio para o então distrito bageense de Dario Lassance (hoje sede do município de Candiota) para encontrar o noivo Noé, que há seis meses já estava na localidade, trabalhando no antigo Departamento Autônomo de Carvão Mineral (DACM) – hoje Companhia Riograndense de Mineração (CRM). A partir dali, toda a vida de Suely foi construída em Candiota.

A filha e vereadora em Candiota, Hulda Alves, conta que a mãe cedeu sua casa para os primeiros cultos e atividades da Assembleia de Deus candiotense, isso lá no início da década de 1960.

Além disso, dona Suely, em 1975, fundou o Grupo de Orações de mulheres da igreja e foi também fundadora do icônico Clube de Mães Mãe Cleci, que é um dos únicos em atividade na região até hoje.

Mostrando toda sua ousadia e de mulher a frente do seu tempo, Suely foi a primeira comerciante e abriu o primeiro comércio individual de Candiota, a famosa Loja Alves (hoje extinta). “Tenho alegria em dizer que tudo que aprendi em termos de mulher ocupar o seu espaço e de liderança comunitária, foi com minha mãe. Uma verdadeira referência feminina”, disse. Hulda.

Ainda na ativa, especialmente na igreja Assembleia de Deus, desde 1989, Suely e o marido estavam morando em Pinheiro Machado, onde seguiam evangelizando.

O corpo de dona Suely está sendo velado na sede da Assembleia de Deus pinheirense e o sepultamento está marcado para às 18h deste sábado, no Cemitério local.

Ela deixa o esposo Noé e os filhos Maria Ester, Oséias (ex-vice-prefeito de Candiota) e Hulda, além de três netos e três netas.

Comentários do Facebook