MEIO AMBIENTE

Candiota formaliza criação de uma Associação de Recicladores

Município também pretende dar início a coleta seletiva dos resíduos sólidos. Conselho do Meio Ambiente foi eleito

Prefeitura realizou no último sábado (8), um encontro com os recicladores para anunciar a formalização da associação Foto: Cáren Zel Araujo/Especial TP

No último sábado (8), o prefeito Luiz Carlos Folador, a secretária de Meio Ambiente Josuélem Duarte, a Jô, e o coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico, Juliano Corrêa, estiveram reunidos na Prefeitura de Candiota com os recicladores que já atuam no município.

A pauta principal da reunião foi a formalização da associação que terá como nome “Associação Candiotense de Reciclagem Cidade Limpa. Na oportunidade, a presidente da Associação de Reciclagem de Pinheiro Machado, Maria de Fátima, esteve juntamente com outras integrantes da associação, relatando como funciona e é conduzida a associação na cidade vizinha.

Com a formalização da associação em Candiota, o poder público e empresas locais poderão dar incentivos apoiando o trabalho dos recicladores, de forma que tenham um local adequado e equipamentos necessários para a demanda do trabalho, tornando assim o serviço mais eficiente e trazendo às famílias mais renda vinda da reciclagem.

Ecoponto já está instalado na praça central Foto: J. André TP

Lembrando que até hoje o trabalho dos recicladores que atuam em Candiota era totalmente autônomo, sem apoios na coleta, local de armazenamento e venda dos materiais.

A secretária Jô destacou sobre a importância do trabalho dos recicladores no município. “Além de colaborarem com o meio ambiente, também ajudam na limpeza da cidade, dando a destinação correta aos materiais que podem ser reciclados”, salienta Josuelem.

Uma das trabalhadoras da reciclagem, Taís Cardoso, disse que a formalização da associação será muito importante para ajudar na geração de renda para a família. “Eu e o meu marido trabalhamos juntos na reciclagem e temos duas filhas, então vai ser de grande valia essa ajuda”, falou.

O prefeito Luiz Carlos Folador, disse que desde o início de 2021, foi tratado junto à secretaria de Meio Ambiente as demandas dos recicladores e que está feliz com a formalização. “Agradeço a parceria das integrantes da Associação de Reciclagem de Pinheiro Machado, que fazem um trabalho muito importante na cidade vizinha, e vieram até Candiota trazer informações valorosas sobre o funcionamento do trabalho que realizam como associação de reciclagem já formalizada”, falou o prefeito Folador.

A Secretaria de Meio Ambiente também está iniciando um projeto de coleta seletiva e educação ambiental, chamado Ecoponto que será lançado oficialmente nos próximos dias.

Prefeito e secretária com os novos conselheiros ambientais da cidade Foto: Cáren Zel Araujo/Especial TP

COMAM – Na manhã do dia 3 de outubro, na Sala de Reuniões da Prefeitura, estiveram reunidos o prefeito Folador, a secretária Jô e demais interessados, para a eleição dos conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). A chamada pública, conduzida pelo servidor Sandro Klain, para os segmentos governamentais e não governamentais, foi publicada no site da prefeitura de Candiota no dia 16 de setembro e em jornal local dia 17 de setembro. Os membros eleitos no dia 3, do segmento governamental são: Josuelem Duarte, Mayrêe Moura, Cristiane Leivas, Lilian Alves Branco, e do segmento não governamental: Hermelindo Ferreira, Josué de Oliveira, Nelson Kadel e Suelen Segui.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook