AGRICULTURA FAMILIAR

Candiota inaugura sua primeira agroindústria

Pães, cucas, bolachas e mini processados de hortaliças e frutas são produzidos pela San Antônio

Inauguração contou com a presença do prefeito Adriano e autoridades Foto: Divulgação TP

A terça-feira (27) vai ficar registrada de forma muito importante na área da agricultura familiar de Candiota. Na data aconteceu a inauguração da 1ª Agroindústria Familiar do município, a San Antônio, localizada no assentamento Aparecida, na residência da família Hindersmann, composta pelo produtor Antônio, esposa Nilce e filho Régis.

A agroindústria foi dividida em duas categorias de produtos alimentícios, panificados, com a produção de bolachas, cucas e pães, e mini processados de frutas e hortaliças, com cenouras, abóboras, amoras e ameixas. Em entrevista ao TP, o produtor Antônio Hindersmann, que é natural de Arroio do Tigre e há 13 anos reside em Candiota, disse que a família está realizando um sonho. “Tínhamos dois sonhos, de ter uma propriedade e uma agroindústria. Agora estamos realizados, mas é um sonho que queremos potencializar. Vimos na agroindústria uma forma de aumentar a renda e queremos torná-la a principal fonte de renda familiar”, expôs o produtor.

Dona Nilce, animada,mostrou a agroindústria de panificados Foto: Divulgação TP

Ele conta também que já oferta produtos para a merenda escolar e que o próximo objetivo é chegar aos mercados. “Estamos recebendo o auxílio da Emater, agora veremos a produção e, posteriormente, os quantitativos de lucros para comercialização”, destaca Antônio.

A inauguração contou com a presença de secretários municipais, incluindo o de Agropecuária de Bagé, representantes da Sala do Empreendedor, Emater, o tecnólogo em Agropecuária, André Borba e vereadores. Conforme o prefeito de Candiota Adriano dos Santos, o governo adotou uma política que está dando certo e é muito importante apoiar iniciativas como a da família do seu Antônio. “São essas iniciativas individuais que podem mudar a realidade de Candiota, inverter a roda de economia gerando desenvolvimento, emprego e renda para as nossas famílias. A agroindústria familiar é um grande potencial que temos que explorar em nosso município”, afirmou Adriano.

DIA DE CAMPO – Na data também aconteceu o Dia de Campo Socioassistencial, onde foram visitadas quatro estações, sendo elas: Diversificação Sustentável dos Arranjos Produtivos; Inserção no Mercado em outra Perspectiva; Saúde Ambiental e Vivência Familiar.

Comentários do Facebook