SOLIDARIEDADE

Candiota irá realizar campanha de doação de sangue

Ação ocorrerá no Centro de Saúde Mental

Última campanha aconteceu em agosto de 2023 durante a Feira de Saúde Foto: Arquivo TP

Os doadores de sangue já podem realizar o seu pré-cadastro na Secretaria de Saúde de Candiota, pois no próximo dia 6 de abril, o Centro de Saúde Mental, localizado na sede do município, acolherá a realização de mais uma campanha de doação de sangue.

Segundo informações repassadas pela equipe da Secretaria, as coletas estão marcadas para acontecer a partir das 9h, iniciando com a triagem . Na oportunidade, 40 bolsas serão coletadas no primeiro turno e mais 40 no turno da tarde, que começa às 13h30. O trabalho será feito pelo Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel).

Além da campanha, haverá pesagem do Bolsa Família e atualização das carteiras de vacinação.

 

PRÉ-CADASTRO

 

Nas campanhas que já foram realizadas na cidade, a equipe responsável sempre realiza um pré-cadastro para os doadores. O contato pode ser feito por meio do Whatsapp pelo número (53) 999062931, para receber orientações e realizar o agendamento da doação de acordo com a disponibilidade de fichas de cada turno, ou diretamente na Secretaria. “Optamos por fazer esse cadastramento prévio para haja uma melhor organização, de forma que não faltem bolsas”, informou Laura Pagalday, do setor de Planejamento.

 

PARA A DOAÇÃO

 

No dia da doação, o doador precisa estar bem alimentado e não ingerir alimentos gordurosos.  Precisa ter 16 anos ou mais, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, não ter feito tatuagem ou maquiagem permanente recentemente, e estar portando documento oficial com foto.

Não passará no cadastro, por exemplo, a pessoa que teve diagnóstico de Covid-19 nos últimos 30 dias, ou que teve contato com alguém contaminado nas últimas duas semanas. Também, com diagnóstico de gripe ou uso de antibiótico há menos de duas semanas, entre outras orientações.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook