LUTO

Candiota perde a histórica parteira Iracema

Ela ajudou a trazer ao mundo mais de 80 candiotenses

Dona Iracema faleceu aos 87 anos Foto: Arquivo Familiar/Especial TP

Faleceu na noite do último dia 29 de novembro, em Pelotas, aos 87 anos, a histórica auxiliar de enfermagem e obstetrícia, Iracema Valério.

Responsável por ajudar a trazer ao mundo mais de 80 candiotenses, a parteira Iracema nasceu no distrito de Palmas, em Bagé, no dia 30 de julho de 1932. Em 1965, quando trabalhava na Santa Casa de Bagé, recebeu o convite de um médico para trabalhar no Hospital Central de Candiota, na Vila Residencial, onde fixou moradia.

Mãe de Sônia Santos Bastos e Homero Bastos Filho (este fundador do saudoso jornal A 1ª FOLHA), dona Iracema fez história ao trabalhar 26 anos na Capital Nacional do Carvão. Ela se aposentou em 1994 pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), indo morar em Bagé e mais tarde se mudou para Pelotas.

Em 2009, de autoria do também já falecido vereador Celso Santos, dona Iracema recebeu o título da Câmara de Vereadores de Candiota, de Cidadã Honorária Candiotense.

Dona Iracema, além dos dois filhos, deixou três netos e dois bisnetos. Ela foi sepultada no dia 30 de novembro, em Pelotas.

Comentários do Facebook