Em torno de 50 cavalarianas do Grupo Bellas e Brutas de Candiota realizaram uma cavalgada no dia 29 de outubro com o objetivo de chamar atenção de todas as mulheres sobre a importância de fazer exames preventivos.
De acordo com uma das colaboradoras da coordenação do grupo, Solange de Abreu, a concentração aconteceu no assentamento 8 de agosto. “Saímos pela sede do assentamento Paraíso em direção a propriedade da Ana Cláudia e Dirceu Formiga no assentamento João Antônio, percorrendo em torno de 18 quilômetros”, contou.
Na chegada do grupo teve duas palestras, sendo uma com o tema “Autocuidado e atitudes preventivas” com a enfermeira Adriana Santos, responsável pelo ESF Zona Rural e a outra com o tema “Sanidade de Equídeos” com a médica veterinária, Roberta Medina da Emater de Aceguá. Além disso, na oportunidade, a Secretaria de Saúde realizou exames de sífilis, HIV, hepatite B e C. Durante as atividades também foram realizados sorteios de brindes.
Esta é a segunda cavalgada do grupo que foi criado em 2021 com o objetivo de conscientizar as mulheres. Solange falou que o grupo já tem planos de fazer a cavalgada no próximo ano, com mais mulheres e novo roteiro. “Queremos fortalecer ainda mais o nosso grupo e a causa”, falou.
A extensionista rural da Emater e vereadora Hulda Alves, disse que é muito gratificante estar contribuindo com eventos voltados para as mulheres. “Outubro sempre foi pauta do nosso trabalho na extensão rural mobilizando mulheres para o autocuidado e agora através do nosso Gabinete estendemos mais o alcance dessa atuação”, relatou.
A ação contou com o apoio da Emater, Câmara de Vereadores através da vereadora Hulda Alves e da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde.
* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso