SEMANA FARROUPILHA

Candiota recebe a chama crioula nesta segunda-feira em Seival

ACC fez o acendimento de 2023 em Santana do Livramento

Na foto, Candiota está recebendo a centelha da chama em Santana do Livramento Foto: Divulgação TP

Na próxima segunda-feira (11), a Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), chegará em Candiota carregando um símbolo muito importante para os gaúchos, a chama crioula. A recepção será no Centro de Eventos Antônio de Souza Netto, em Seival. Além das entidades do município, a centelha da chama também será distribuída para Hulha Negra.

Em conversa com o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima, ele informou que o grupo que foi até Santana do Livramento para realizar o acendimento da chama, deve chegar em Seival por volta das 10h. “Na oportunidade, vamos fazer a entrega dos certificados para todos que participaram da cavalgada. Nós estamos preparando tudo com muito carinho, para agradecermos da melhor forma o pessoal da ACC que sempre faz os trajetos em busca da chama para o nosso município”, destacou Diego.

Logo em seguida, haverá um show com Ênio Medeiros e o espaço contará com praça de alimentação que será composta pelas entidades candiotenses. Já na parte da tarde, algumas escolas do município irão prestigiar o evento e aproveitar o show dos Talentos da Terra.

 

SHOWS DA NOITE

 

Além das atividades e apresentações durante o dia, a noite também será marcada por dois bailes a partir das 19h, que serão embalados pelo som do grupo Marcas do Sul, e logo em seguida pela banda Portal 4.

“Nossas entidades receberão a centelha da chama, mas todas já garantiram que irão ficar conosco no evento. Os patrões e patroas optaram por fazer a abertura dos festejos só na terça-feira, 12”, informou o secretário.

Ao finalizar, Diego explicou que a praça de alimentação no Seival será exclusiva às entidades, para que cada uma delas consiga arrecadar lucro para ser utilizado durante a Semana Farroupilha.

O Centro de Eventos de Seival recebeu placa de identificação Foto: Divulgação TP

HULHA NEGRA

 

Há aproximadamente cinco anos, o município de Hulha Negra busca a centelha da chama crioula em Candiota, e neste ano não será diferente. Com a chegada da ACC na manhã do próximo dia 11, em Seival, os tradicionalistas hulhanegrenses darão continuidade na tradição que já se criou.

De acordo com a secretária de Cultura e Educação, Adriana Delabary, ela será acompanhada pelos cavaleiros do CTG Herdeiros do Sepe, do assentamento Sepe Tiaraju. “Nós iremos receber em Candiota e a chama ficará no Herdeiros do Sepe até o dia 13, e neste dia todas as entidades da Hulha vão buscar no Sepe a chama e retornam para suas entidades”, informou a secretária, dizendo que as expectativas para o início dos Festejos são as melhores.

 

SANTANA DO LIVRAMENTO

 

Neste ano, a 18ª Região Tradicionalista foi até Santana do Livramento para receber a centelha da chama crioula de seus municípios. De Candiota, além do patrão da ACC, Rafael dos Santos e sua equipe, o secretário Diego e o prefeito Luiz Carlos Folador, também acompanharam a distribuição da chama na cidade.

Na oportunidade, Diego falou como foi acompanhar a ACC. “Foi muito gratificante fazer parte da cerimônia, juntamente com o prefeito Folador e com o ex-prefeito de Candiota, Mirabeau Borba dos Santos e o pessoal da ACC”, destacou Diego, dizendo que pretende visitar o pessoal em seu acampamento.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook