EVENTO

Candiota sedia pela primeira vez Exposição Passaporte de Cavalo Crioulo

Atividade acontece de forma simultânea também na cidade de Chapecó, Santa Catarina

Simultaneamente, o Cavalo Crioulo chega aos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para a Exposição Passaporte de Outono 2025. Os eventos serão realizados em Candiota e Chapecó, respectivamente, entre os dias 13 a 16 de março, dando continuidade as seletivas morfológicas do ciclo, classificando exemplares para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2025, marcada para ocorrer de 26 a 31 de agosto, na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Pela primeira vez, o município de Candiota irá receber os exemplares para a Seletiva Morfológica da Raça Crioula. Abrindo as portas da sede da Cabanha Beribá, de propriedade do casal Carlos Ernesto e Lucel Betiollo, o Núcleo de Criadores de Candiota (NCCCC) recebe a Exposição Passaporte desde esta quinta (13) até o dominfo (16). O evento contará com a atuação do jurado principal Leonardo Alberton Ardenghy, auxiliado por Amanda Azambuja, com supervisão Técnica do Inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Thiago Andreolla Persici.
A presidente do Núcleo, a advogada Lucel Betiollo, conta um pouco da trajetória da entidade, nessa quase uma década de fundação. “O Núcleo tem nove anos, hoje carrega o nome de um dos primeiros sócios, Eduardo Salomoni. Neste tempo de atividade já realizamos oito exposições morfológicas, oito credenciadoras e sete freios do Proprietário e Jovem, além de cinco campeonatos de paleteada. Esse será nosso primeiro Passaporte”, assinala.
Segundo Lucel, sempre os eventos foram realizados na Cabanha Beribá, que fica próximo a BR-293. Ela lembra que Candiota já contou com cabanhas importantes como Maufer, Agropecuária Miolo e atualmente conta com a participação renomada dos criadores como Luiz Eduardo Batalha e Galvão Bueno. O Núcleo tem entre os principais destaques de finalistas da Expointer, os animais Estampa Domingueira do Beribá, com Lindor Colares, e Quinchamalo do Infinito, com Felipe Silveira – ambos no Freio de Ouro. Já na Morfologia, Marco Bertie Hammes brilhou com a égua Estampa Domingueira do Beribá e Basco Húngaro.

Cabanha Beribá sedia grandes eventos do cavalo crioulo há muitos anos Foto: Maurício Vinhas/Especial

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook