CORONAVÍRUS

Candiota só deve ter comércio todo aberto a partir de quarta-feira

Comércios não essenciais ainda não estão autorizados a funcionar em Candiota Foto: J.André TP

O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), acabou de confirmar ao TP, que o novo decreto com a flexibilização das restrições à Covid-19, especialmente para o comércio, está sendo finalizado nesta segunda-feira (20), porém com validade apenas a partir da próxima quarta (22), já que nesta segunda é ponto facultativo e terça (21), é feriado de Tiradentes. “Estamos aguardando o laudo epidemiológico do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), para que possamos finalizar as medidas”, explicou o prefeito.

Na última quinta-feira (16), Adriano e a procuradora jurídica do município, Luciane Cruz, se reuniram com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clarque Rostan, e alguns empresários do município, quando foi explicado a possibilidade de reabertura dos demais ramos não essenciais, após o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), ter editado decreto autorizando os prefeitos a fazerem estas flexibilizações.

Prefeito e procuradora se reuniram com comerciantes na semana passada Foto: J.André TP

Cauteloso, o chefe do Executivo afirmou que os cuidados em relação à pandemia não podem ser afrouxados. “O que vamos fazer é um afrouxamento do ponto vista econômico, porém as medidas de saúde não serão amenizadas, pelo contrário, serão mais rígidas, porque haverá circulação”, afirmou.

Segundo foi relatado e discutido com os comerciantes na reunião, todos os comércios estarão aptos a funcionar a partir de quarta em horário normal, conforme estabelecido em legislação geral.

Ainda está sendo debatido a possibilidade de reabertura de alguns comércios, como supermercados e lancherias, aos domingos e feriados, porém ainda se estuda o modelo e se de fato irá ser concedida.

MÁSCARAS – Todas as empresas terão um prazo de 48h para apresentar junto à Prefeitura, um Plano de Contingenciamento, o qual preverá as medidas sanitárias que cada uma delas irá tomar para atender ao público, dependendo de cada ramo de atividade.

O uso de máscaras nos estabelecimentos será obrigatório, tanto para funcionários como para clientes, porém as empresas não possuem a obrigatoriedade de fornecer o material aos clientes. Também será obrigatório o uso de máscaras em locais públicos.

TOQUE DE RECOLHER – A medida de toque de recolher das 22h às 6h segue valendo, portanto, neste horário, além de estar proibida a circulação sem justificativa pelas ruas, também está proibido o funcionamento de qualquer atividade comercial que não esteja enquadrada como essencial.

PREFEITURA – O expediente na Prefeitura segue sendo interno, com revezamento de funcionários, bem como o atendimento ao público precisa ser agendado previamente ou feito remotamente.

AULAS – Seguindo orientação estadual, as aulas seguem suspensas até o dia 31 de maio, quando uma nova avaliação será feita.

FISCALIZAÇÃO – O prefeito salientou que nos primeiros dias de validade do novo decreto, será feita uma conscientização de todos, porém após isso haverá endurecimento da fiscalização e aplicação das sanções previstas para quem descumprir as regras.

DETALHES – Todos os detalhes do novo decreto serão conhecidos por meio de uma aparição ao vivo do prefeito nas redes sociais, que só deve acontecer na quarta-feira pela manhã. Também a Prefeitura estuda a confecção de uma cartilha contendo as principais mudanças e orientações, tanto para empresários como para o público em geral.

Candiota foi pioneiro nas medidas de restrições e está sendo o último da região a flexibilizar.

Comentários do Facebook