ESCASSEZ HÍDRICA

Candiota tem decreto de situação de emergência em razão da estiagem homologado pelo estado

Com o decreto homologado, a cidade está habilitada para receber recursos e ajuda humanitária para amenizar os efeitos que assolam o município Foto: Divulgação/TP

Nesta quinta-feira (26) foi publicada, no Diário Oficial da União, a homologação do Decreto de Situação de Emergência devido a estiagem em Candiota. O coordenador da Defesa Civil no município, Flávio Sanches, explica que com a homologação a cidade está habilitada para receber recursos e ajuda humanitária para amenizar os efeitos que assolam o município.

Sanches destaca que o poder público vem desde dezembro de 2022 promovendo a distribuição de água para consumo humano na área rural, utilizando um caminhão-pipa e a camionete da Defesa Civil do município. “A homologação do decreto por parte do Estado é muito importante, pois além de prejuízos na bacia leiteira, as lavouras de soja e milho já apresentam perdas consideráveis, em alguns casos perdas de até 80% das lavouras devido a falta de chuvas”, salienta o coordenador.

O prefeito Luiz Carlos Folador reforça que o município está buscando auxiliar as famílias da zona rural com a distribuição de água para o consumo humano e através da Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar, efetuando a limpeza de açudes e bebedouros para os animais. “Estamos juntamente com a nossa equipe fazendo o máximo possível para auxiliar todos que necessitam de apoio devido a estiagem que assola o município e região. Conforme o laudo com estimativa de perdas referente a estiagem 2022/2023, elaborado pela Emater, os dados levantados até a primeira semana de janeiro deste ano, mostram uma estimativa de perdas para os principais produtos agropecuários do município de mais de R$ 29 milhões. Agora com a homologação do Decreto de Emergência pelo Estado, vamos seguir trabalhando muito para amenizar a situação atual”, finaliza Folador.

Comentários do Facebook