Na terça-feira (4), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Baretta, assinaram o termo de comodato que trata sobre a cedência de um terreno de propriedade da Companhia, para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), na sede do município.
A obra avaliada em pouco mais de R$ 2 milhões, será realizada com o recurso destinado pelo Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), que além de Candiota, também irá beneficiar em torno de 200 municípios gaúchos, incluindo Pinheiro Machado e Bagé.
No material divulgado na página oficial da Prefeitura, o prefeito Folador reforçou que a conquista é fruto do esforço e dedicação de todos que trabalham por avanços no serviço público. “Candiota mais uma vez comemora uma conquista na área da saúde. Teremos ali um espaço amplo, moderno e preparado para receber cada munícipe da melhor maneira possível”, destacou ele, enaltecendo o empenho de várias pessoas evolvidas. “Agradeço a devoção no trabalho de todos agentes envolvidos, são muitos. Mas, de pronto, destaco a parceria junto a CRM e sua diretoria, o deputado Biolchi e sua equipe, o ex-secretário de Saúde Fabrício Moraes e a atual Alice Bittencourt, além da Camila, Pâmela e o Rafael. Nosso reconhecimento a Nahiane, a Elifelete e ao vereador Gildo Feijó também”, finalizou.
TERRENO
Sobre a cessão de comodato da CRM para a Prefeitura, o presidente Baretta disse que a história dos dois meios se confunde, portanto, essa parceria é primordial, segundo ele. “Essa tem sido a recomendação do nosso governador Eduardo Leite, e do vice Gabriel Souza, que sempre reforçam as parcerias, pois é no município que as coisas acontecem e que o cidadão mora”, disse Baretta, mencionando que este também é o posicionamento da secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que deu aval para esta concretização e sabe o quanto é importante qualificar a saúde nos municípios.
Ainda em sua fala, o presidente citou que estão atendendo um pedido de Folador e do vice-prefeito Paulinho Brum, dizendo estar feliz em poder participar mais uma vez no desenvolvimento da comunidade candiotense. “Essa cessão, teve aprovação unânime do Conselho de Administração da CRM”, ressaltou.
O terreno que fica localizado ao lado do Centro de Saúde Mental, tem cerca de 1 mil metros quadrados.
CONSTRUÇÃO
De acordo com a secretária de Saúde de Candiota, Alice Bittencourt, a proposta de construção aprovada é de uma UBS tipo 1, cadastrada no Programa ainda em 2023. Como já mencionado, o valor da obra é de um pouco mais de R$ 2 milhões, e segundo informações, o valor já foi pago ao Fundo Municipal de Saúde e a licitação já está em andamento no setor responsável.
Ainda, Alice disse que com a construção de um novo espaço, o plano é transferir a Secretaria de Saúde, hoje localizada em um prédio alugado, para o local onde funciona a atual UBS da sede do município. “Com isso, poderemos economizar no aluguel e aplicar esse valor mensal, em outras partes que também são importantes na Saúde. Além disso, a ideia é facilitar o processo para a população, pois grande parte dos atendimentos estará concentrada em um mesmo quarteirão”, reforçou a secretária.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*