CORONAVÍRUS

Candiota vai aumentar testagem e pedir reforço à BM para fiscalizar aglomerações

O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT) vai se reunir na manhã desta segunda-feira (30) com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Covid-19. O aumento do número de casos, inclusive com o município tendo a segunda morte esta semana associada à doença, além de todo o RS estar em bandeira vermelha (risco alto), está exigindo de todos novas medidas  e comportamentos.

Na reunião, o prefeito disse que vai determinar o aumento no efetivo do COE e a aquisição imediara de mais testes. “Nós sempre seguimos as bandeiras impostas pelo Estado. Abrandamos e fomos mais rígidos quando o Estado determinou. Tanto é verdade, que fomos o único a jamais contestar as bandeiras e novamente não vamos agora”, afirmou ao TP.

O prefeito assinalou também que está requerendo ao comando regional da Brigada Militar para que preste apoio à Vigilância Sanitária do município para as fiscalizações, porque, segundo ele, é impossível que o órgão fiscalize sem a presença da BM. “Não temos poder de polícia e  não temos enfrentar as aglomerações, exigir que as pessoas se dispersem ou voltem para suas casas, sem que haja a presença policial”, argumenta.

Conforme Adriano, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde e do COE Covid-19 sempre esteve muito atenta no combate à pandemia, com profissionais altamente comprometidos nesse sentido. “Nossa lógica se mantem em isolar e testar o tempo todo, porém exigir que as pessoas se mantenham em casa é muito difícil. Nunca descuidamos e sempre seguimos o que o Estado nos determina e assim vamos seguir”, pondera.

Ele lembra, por fim, que o aumento do número de casos é nacional e não uma questão isolada de Candiota, lembrando que o RS está em total bandeira vermelha pela primeira vez desde o início da pandemia. Adriano afirma que há estados que já pensam em fechar suas fronteiras, como é o caso de Santa Catarina, que teve aumento de 150% no número de mortes.

Comentários do Facebook