CULTURA GAÚCHA

Candiotense assinala importância de prêmio nacional conquistado em rodeio artístico no Paraná

Ele fez questão de agradecer também os que ajudaram no feito

Alexandre Barreto fez bonito no 15ª Fenart, disputado em Irati (PR) no último fim de semana Foto: Divulgação TP

O intérprete candiotense Alexandre Barreto, o Alemão, representando o CTG Luiz Chirivino e a 18ª Região Tradicionalista (RT), se sagrou campeão no último fim de semana, no 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart).
O evento, inserido no Rodeio Nacional, que congregou ainda o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas, foi realizado na cidade paranaense de Irati. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura local.
Alexandre ganhou o 1° lugar na categoria intérprete solista vocal. Ele já havia vencido anteriormente, na mesma categoria, o evento estadual, o Enart, que o classificou para a etapa nacional.
O evento teve a participação de competidores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná, entre outros.
UMA GRANDE CONQUISTA
O jornal conversou com Alexandre nesta segunda-feira (24). Ainda muito cansado da viagem desde o Paraná até Candiota, Alemão disse que o prêmio representa uma conquista que foi construída ao longo das suas várias participações em rodeios artísticos na região e no Estado. “Cada apresentação traz experiências diferentes. Com certeza representa muito pela dimensão do evento que assim como o Enart, incentiva a continuidade da cultura gaúcha”, disse.
Perguntado sobre o significado da conquista para o tradicionalismo candiotense, o artista afirmou que demonstra a força que a cultura local tem. “Assim como eu pude representar o CTG Luiz Chirivino, o município de Candiota, a 18ª RT e o nosso Estado, outros jovens também podem demonstrar seus talentos em eventos como esse. Eu tenho muita sorte e sou muito grato por todas as pessoas que tenho ao meu lado e que sempre levam a bandeira do tradicionalismo do nosso município por onde andam. Desta forma agradeço a Deus por me abençoar e me proteger sempre, a minha família por todo apoio, a minha esposa, a Prefeitura de Candiota (nas pessoas do prefeito Luiz Carlos Folador e o secretário de Ação Social, Léo Lopes) ao CTG Luiz Chirivino e toda patronagem nas pessoas do patrão Fabrício Aquere e patroa Simone Munhoz, a minha grande amiga, incentivadora e irmã de arte Júlia Graziela Azambuja e toda família Herdeiros do Chirivino. Muito obrigado a todos, cada um de vocês tem um pedacinho especial deste prêmio”, enalteceu.
A conquista do prêmio foi interpretando a música ‘O Último Sonho Xiru’, que tem letra e música de Chico Saga.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook