
Alexandre Barreto fez bonito no 15ª Fenart, disputado em Irati (PR) no último fim de semana Foto: Divulgação TP
O intérprete candiotense Alexandre Barreto, o Alemão, representando o CTG Luiz Chirivino e a 18ª Região Tradicionalista (RT), se sagrou campeão no último fim de semana, no 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart).
O evento, inserido no Rodeio Nacional, que congregou ainda o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas, foi realizado na cidade paranaense de Irati. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura local.
Alexandre ganhou o 1° lugar na categoria intérprete solista vocal. Ele já havia vencido anteriormente, na mesma categoria, o evento estadual, o Enart, que o classificou para a etapa nacional.
O evento teve a participação de competidores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná, entre outros.
UMA GRANDE CONQUISTA
O jornal conversou com Alexandre nesta segunda-feira (24). Ainda muito cansado da viagem desde o Paraná até Candiota, Alemão disse que o prêmio representa uma conquista que foi construída ao longo das suas várias participações em rodeios artísticos na região e no Estado. “Cada apresentação traz experiências diferentes. Com certeza representa muito pela dimensão do evento que assim como o Enart, incentiva a continuidade da cultura gaúcha”, disse.
Perguntado sobre o significado da conquista para o tradicionalismo candiotense, o artista afirmou que demonstra a força que a cultura local tem. “Assim como eu pude representar o CTG Luiz Chirivino, o município de Candiota, a 18ª RT e o nosso Estado, outros jovens também podem demonstrar seus talentos em eventos como esse. Eu tenho muita sorte e sou muito grato por todas as pessoas que tenho ao meu lado e que sempre levam a bandeira do tradicionalismo do nosso município por onde andam. Desta forma agradeço a Deus por me abençoar e me proteger sempre, a minha família por todo apoio, a minha esposa, a Prefeitura de Candiota (nas pessoas do prefeito Luiz Carlos Folador e o secretário de Ação Social, Léo Lopes) ao CTG Luiz Chirivino e toda patronagem nas pessoas do patrão Fabrício Aquere e patroa Simone Munhoz, a minha grande amiga, incentivadora e irmã de arte Júlia Graziela Azambuja e toda família Herdeiros do Chirivino. Muito obrigado a todos, cada um de vocês tem um pedacinho especial deste prêmio”, enalteceu.
A conquista do prêmio foi interpretando a música ‘O Último Sonho Xiru’, que tem letra e música de Chico Saga.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*
Comentários do Facebook