TRADICIONALISMO

Candiotense conquista 3ºlugar na categoria solista vocal no Enart 2022

Alemão contabiliza mais de 100 troféus de festivais nativistas, mas é a primeira vez que trouxe um do Enart Foto: Divulgação TP

Representando Candiota e o CTG Luiz Chirivino, Alexandre Barreto (Alemão), trouxe para casa o troféu de 3º lugar na categoria Solista Vocal Masculino, do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart) 2022, que aconteceu no último fim de semana, em Santa Cruz do Sul.

Alemão, de 34 anos, que contabiliza mais de 100 troféus de festivais nativistas, contou que fazia cinco anos que tentava trazer o troféu do Enart, que é o maior Encontro de Artes e Tradição da América Latina. O cantor percorreu três fases para chegar à final. A primeira fase é a regional, onde concorrem pessoas de todas as modalidades, mas apenas de determinada região tradicionalista, no caso, Candiota pertence à 18ª RT.

Depois acontece a fase inter-regional, em que participam sete regiões (3ª 04ª, 05ª, 13ª, 14ª, 18ª e 20ª regiões tradicionalistas). A disputa que abrangia Candiota aconteceu na cidade de Ijuí nos dias 3 e 4 de setembro deste ano. Entre 40 concorrentes são classificados 10 e Alexandre classificou em 5° lugar para a fase classificatória em Santa Cruz do Sul.

Já em Santa Cruz, a fase classificatória aconteceu no sábado (19), em que Alemão concorreu entre 36 participantes, onde foram classificados 10 para cantar no domingo (20) e, posteriormente, são classificados os três primeiros lugares. “Esse foi o meu primeiro título do Enart, eu nunca tinha classificado para a final do domingo em Santa Cruz, então foi a primeira vez que eu classifiquei e premiei”, relatou.

Alexandre falou ainda do porque ter insistido. “O amor que tenho pela arte e pelo canto, me fizeram seguir, repensei muitas vezes, mas é uma maneira de expressar sentimentos através da música. Além disso, é uma forma de incentivar aos nossos pequenos talentos que tem esse mesmo sonho de um dia poder estar concorrendo ao Enart”, falou.

Quanto ao sentimento da conquista, ele disse que é de gratidão a todas as pessoas que o ajudaram. “Agradeço ao CTG na pessoa do Fabrício e da Simone que em todos os momentos se disponibilizaram e mobilizaram muitas outras pessoas; à Júlia que me deu um grande suporte na parte técnica e perdeu horas de descanso acreditando que eu podia ir mais longe, uma das maiores incentivadoras, à Laura (esposa) que sofreu com as ansiedades e com os nervosismos durante esses dias, aos meus pais e minha família que mesmo de longe sempre mandaram energias positivas, e todas as pessoas que viveram comigo esses momentos mágicos, demonstrando carinho e parceria. Foram três dias cansativos, mas muito especiais”, enalteceu.

Participou também do Encontro, representando Candiota e o CTG Luiz Chirivino, Ângelo Pacheco, que foi semifinalista do Enart, na modalidade declamação. Na modalidade em que Alexandre concorreu ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente: Pablo Machado Cardoso – Santa Maria, Filipi Oelsner Coelho – Alegrete.

Alemão agradeceu também à Prefeitura de Candiota que em todas as fases classificatórias foi dado transporte para deslocamento.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook