ELEIÇÕES 2020

Candiotense é candidato a prefeito em município de Santa Catarina

Vagner Costa é vereador na cidade de Antônio Carlos

Vagner Costa é vereador em Antônio Carlos Foto: Divulgação TP

Nestas eleições de 2020, o município de Candiota também é lembrado fora do Estado, em Antônio Carlos, Santa Catarina. Isso porque um filho da Capital Nacional do Carvão colocou o nome à disposição, foi aprovado e concorre a prefeito na cidade catarinense.

Vagner Borges Costa, de 41 anos, é vereador de primeiro mandato em Antônio Carlos, cidade onde reside já há alguns anos, porém em sua apresentação à população, mostra as raízes e conta sua história que teve início ainda em Candiota, na Vila Residencial, onde morava com os pais Clóvis Roberto Costa da Costa, conhecido como “Primo”, e Serlei Borges da Costa, local onde ainda residem. Vagner, conhecido no município gaúcho como “Tataco”, tem três irmãos, Necó, Valesca e Andreia.

O candiotense “Tataco” reside há muitos anos na cidade catarinense Foto: Divulgação TP

À reportagem do Tribuna do Pampa, Vagner Costa contou um pouco de sua trajetória. Incen­tivado pelos pais, ele afirma ter aprendido a valorizar as pessoas. “Comecei muito jovem, desde cedo, fui incentivado pelos meus pais a valorizar o trabalho e as pessoas. Trabalhei como carteiro, jornaleiro, e aos 18 anos iniciei como empregado na Cimbagé (fá­brica de cimentos), onde trabalhei durante oito anos. Posteriormente fui trabalhar na agricultura, ativi­dade em que pude sentir na pele as dificuldades do homem do campo”, relatou.

Decepcionado com a falta de estrutura no meio rural na época, Vagner decidiu voltar aos estudos e se mudou para a cidade de Pelotas. “Me formei em Téc­nico em Segurança do Trabalho e, por conta do meu desempenho, fui convidado para lecionar, tor­nando-me coordenador do Centro de Treinamentos em Urgência e Emergência da Escola Técnica Dimensão”, expõe.

O destino, porém, havia reservado outros projetos para ele. Em 2007 começou a trabalhar na Vonpar Refrescos SA, na unidade de Pelotas como Técnico em Se­gurança do Trabalho, sendo trans­ferido após cinco meses, para a unidade de Antônio Carlos, Capital Nacional das Hortaliças, em Santa Catarina, distante apenas 34 km da capital Florianópolis. “Minha esposa aceitou e nos mudamos. Na ocasião, recebi uma promoção para assumir como supervisor de Produção na fábrica, fato que aconteceu nove meses após a mi­nha transferência”, conta.

Vagner contou ainda que sua vida esteve ligada a outras atividades até chegar à carreira po­lítica pelo Progressistas em 2015. “Em uma parceria público-privada com o município de Antônio Car­los fui responsável por organizar, durante cinco anos, “A Chegada do Papai Noel”. Em 2010, recebi o melhor presente de Deus e, me tornei pai de uma linda menina, concretizando um sonho, que era fazer com que minha família criasse raízes nessa bela cidade, a qual escolhi e adotei para tra­balhar e viver. Fui presidente da Associação de Pais e Professores da Pré-escola Coração de Jesus; membro da associação da escola Dom Afonso Niehues e, também, presidente do Conselho Pastoral da Comunidade da Igreja Matriz. Em 2015, com o convite e apoio da família e amigos, me can­didatei a vereador pelo partido ao qual sou filiado e pelo qual fui eleito. Atualmente ocupo o cargo de vice-presidente e líder da bancada do partido na Câmara de Vereadores”, relatou o candio­tense.

Município de Antônio Carlos possui pouco mais de 8,5 mil habitantes Foto: Divulgação TP

ANTÔNIO CARLOS – Os par­ques aquáticos são uma gran­de atração da cidade de 8.613 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que chama a atenção, também, pelo turis­mo religioso representada em suas belas igrejas e grutas. Até mesmo a fundação do município aconteceu a partir da primeira capela construída pelos imigrantes alemães, no limite com São Pedro de Alcântara. Hoje, a cidade mantém um clima rural e é conhecida pelos seus produtos artesanais: farinha de mandioca e a cachaça. A agricultu­ra permanece uma das principais atividades econômicas. Boa parte dos hortifrutigranjeiros servidos à mesa da população da Grande Flo­rianópolis vem das plantações de Antônio Carlos. O município guarda a maior reserva particular de Mata Atlântica de SC, a Reserva Ecológi­ca do Caraguatá, aberta ao público mediante agendamento. Devido a sua altitude, que chega a 886 m, é a região mais próxima do litoral com incidências de araucárias e a única em que esta espécie, característica da Serra, aparece junta com coqueiros e palmeiras. Apresenta nascentes preservadas em profusão.

Comentários do Facebook