O festival mais tradicional e famoso do Rio Grande do Sul e um dos grandes do Brasil, a Califórnia da Canção Nativa, teve sua 46ª edição encerrada na madrugada deste domingo (15), em Uruguaiana, na fronteira-oeste gaúcha.
Festival que consagrou Vento Negro, de José Fogaça, além da interpretação sem igual de César Passarinho de um hino gaucho, a música Guri – entre outros tantos nomes importantes da nossa música regional, também premiou no mais alto lugar nesta última edição, um músico candiotense, Cristian Camargo. Aliás, ele deu seus primeiros passos igualmente num festival grande – o maior em sua categoria no Estado, o Canto Moleque da Canção Gaúcha, de Candiota.
Cristian foi premiado com a a melhor melodia (música) da canção ‘Recolho versos do campo’, que também venceu o festival levando a Calhandra de Ouro. A letra é de Gujo Teixeira, de Lavras do Sul, e a interpretação foi do jovem Matheus Pimentel.
O TP já está em contato com Cristian, que está muito emocionado pelo feito e recebendo muitas mensagens de carinho. Ele prometeu, assim que se recompor das emoções, em enviar para o jornal o sentimento de ter vencido um festival desta importância e magnitude.